Portugal tem registado centenas de incêndios todos os dias e a zona Oeste não é excepção. Na passada terça-feira registou-se o maior incêndio da região no Pego (Alvorninha).
Quase 200 soldados da paz, apoiados por 54 meios terrestres e um helicóptero, combateram as chamas desde as 16h05 até perto das 21h00.
Em momentos de aflição valeu a coordenação entre as várias forças – bombeiros, polícia, protecção civil, autarcas e população – que evitou males maiores.
As chamas atingiram os muros de algumas casas, mas não se registaram danos de maior e não houve nenhum ferido.
No dia anterior já se havia registado um incêndio no Pego, mas noutra zona. Nesse haviam ardido 870 m2.
Na tarde do passado domingo registou-se um incêndio florestal no Vale das Cuvas (Carvalhal Benfeito) que foi combatido por 102 bombeiros apoiados por 27 veículos. Arderam 32.220 m2 numa ocorrência que se iniciou depois das 15h00 e só terminou depois da meia-noite. Também neste caso as causas estão por determinar.
Este ano os bombeiros têm usado uma estratégia de ataque inicial ao fogo com elevado número de meios e operacionais que tem permitido controlar bastantes incidências num momento inicial, evitando que os danos sejam maiores.
Além das ocorrências na região, os bombeiros caldenses ajudaram nos incêndios de Alvega (Abrantes), Estarreja, Águeda e Castanheira de Pêra.
DETIDO SUSPEITO DE INCÊNDIO
Um indivíduo português, maior de idade, foi identificado e constituído arguido no dia 1 de Agosto, em Pataias (Alcobaça), por suspeita de ter ateado um incêndio florestal.
No mesmo dia, no Vau (Óbidos), foi furtado um veículo ligeiro de mercadorias que se encontrava estacionado na via pública.
Na noite de 5 de Agosto (por volta das 4h00) a PSP deteve nas Caldas uma jovem de 21 anos que conduzia um automóvel ligeiro de passageiros com uma taxa de álcool no sangue de 1,60 g/l, tendo esta sido notificada a comparecer às autoridades judiciárias presentes.
A 7 de Agosto, pelas 13h05, foi recuperado um automóvel ligeiro de passageiros que havia sido furtado no período entre as 00h35 e as 10h00 do mesmo dia na Nazaré. O automóvel foi encontrado na mesma vila, transportado para a esquadra para peritagens técnicas e devolvido ao proprietário.
No mesmo dia, no Baleal (Peniche), cinco suspeitos usaram de violência física sobre três indivíduos para roubar um iPhone que foi recuperado pela GNR.
Também a 7 de Agosto, mas em Alcobaça, a PSP deteve um jovem de 17 anos que conduzia um ciclomotor sem estar legalmente habilitado para o efeito, tendo sido notificado a comparecer às autoridades judiciárias presentes. Mais tarde, na mesma noite e na mesma cidade, um homem de 39 anos foi detido em virtude de conduzir um ciclomotor com uma taxa de álcool no sangue de 1,66 g/l. O detido foi notificado a comparecer às autoridades judiciais competentes.
Entre 1 e 8 de Agosto, o destacamento territorial de Caldas da Rainha da GNR registou 47 acidentes com 14 feridos leves e um ferido grave.