XV Artz no The English Centre

0
446
- publicidade -

O Artz está de volta ao The English Centre, partilhando com a comunidade o trabalho de artistas locais

A 15.ª edição do Artz, o Evento Anual de Arte do The English Centre, abriu ao público a 25 de maio e mantém-se até 2 de junho, tendo voltado a estar, pelo segundo ano (consecutivo), integrado no conjunto de espaços que aderiram ao Caldas Late Night. A exposição, de temática livre, tem as ilustrações e o design gráfico de Catarina Impi, a pintura de Eloá Cristine e esta última aliada ao design gráfico de Isa Marita, que podem ser apreciadas ao longo da escadaria e em espaços comuns da escola de línguas.
As ilustrações da caldense Catarina Impi (pseudónimo de Catarina Couto) começam no papel e depois são passadas para o computador. A nível temático, “tenho sempre muitos elementos da natureza, desenho maioritariamente mulheres, por ser mais relacionável, e ilustro o dia-a-dia, as coisas de que gosto e que faço, aproveitando muitos materiais”, contou a aluna da ESAD. Trabalha na área do design e faz da ilustração um hobby e um trabalho freelancer, recebendo pedidos de encomendas. O seu trabalho pode ser acompanhado no site catarinaimpi.pt ou na página de Instagram @catarinaimpi.
Eloá Cristine é tatuadora na Lourinhã, no estúdio que abriu em 2020, mas pinta nos tempos livres em peles artesanais, que a própria começou a fabricar quando se viu obrigada a fechar o estúdio, no início da pandemia. “Uso a máquina de tatuagem nessas peles artesanais para estudar o realismo ou alguma técnica que queira descobrir ou aprender melhor. A textura das peles é muito similar à da pele humana, o que nos permite estudar qualquer tipo de técnica de tatuagem. Evoluímos muito”, afirmou a brasileira, natural de Pernambuco, que reside em Portugal desde 2009 e na zona Oeste há sete anos.
Porém, a artista também possui trabalhos feitos com o aerógrafo, caneta esferográfica, tinta à base de óleo ou de água. Está recetiva a encomendas, como retratos, que pode elaborar usando a técnica da tatuagem. É na página de Instagram @ectattoostudio que partilha o seu trabalho.
Isa Marita estudou design gráfico na ESAD, até 2017, do que faz profissão, afirmando-se “artista de paixão”. A ilustradora centra o seu trabalho na arte digital, mas também ilustra fora do ambiente virtual, explorando diferentes materiais para além do papel. Nas suas pinturas, destacam-se os animais da sua infância e figuras femininas. A divulgação das mesmas acontece na página de Instagram @isamarita_com.
“Achamos que é uma excelente maneira de poder mostrar aos nossos alunos os artistas e os vários tipos de arte que existem nesta zona, e também de nos aproximarmos, novamente, da comunidade caldense”, referiu Robyn Ribeiro, assistente da direção do The English Centre. ■

- publicidade -