André Nogueira abriu nova loja na Rua das Montras

0
711
Jorge Gomes, Mafalda Nogueira, Margarida Nogueira, André Nogueira, Sofia Nogueira e Bruno Carvalho

Espaço junta clássico e moderno num conceito que pretende surpreende pelas cores fortes

A Ourivesaria André Nogueira abriu uma nova loja na Rua das Montras, nas Caldas da Rainha, no passado dia 15 de maio. Um novo espaço com maior capacidade de exposição e com o qual a empresa espera aumentar a atratividade para os seus produtos.
André Nogueira explica que a nova loja surgiu da necessidade de ter um espaço mais apelativo, que pudesse atrair mais a atenção dos clientes. “Tínhamos uma loja estreita de boca, sem montra, e ao fim de 20 anos ainda tínhamos pessoas a perguntar se a loja estava ali há muito tempo”, conta o lojista.
O novo espaço, que era antes uma loja de roupa, vem responder a essa necessidade. “Tivemos que adaptar o espaço e projetá-lo num modelo completamente diferente do que são as ourivesarias habituais”, refere. Um conceito que começa numa montra mais dinâmica, “onde nos podemos movimentar”, e num espaço que junta o clássico e o moderno.
“Temos um forte colorido. Pegámos nas cores das pedras preciosas, como as safiras, esmeraldas, coral, rubi, e “atirámo-las” contra as paredes”, explica André Nogueira. Cores que surgem no mobiliário, que é antigo, recuperado e adaptado às novas funções. “Temos nas nossas lojas uma interpretação do novo, com a agressividade, a modernidade, e do antigo, em que fomos à procura de um balcão que já existiu há 100 anos numa atividade diferente desta, ou um móvel que foi de uma mercearia e que recuperámos”, realça.
O empresário acredita que o novo espaço vai permitir à empresa crescer. “Tínhamos stock que não tínhamos espaço para expor na loja anterior e, além disso, acrescentámos mais marcas e mais criadores no campo das pratas”, refere André Nogueira. “Também queremos que seja um espaço em que as pessoas se sintam convidadas a entrar e visitar, e depois somos nós que temos que fazer com que suscite a compra”, acrescenta.
Além de perspetivar crescimento das vendas, André Nogueira realça que a empresa tem também tendência para aumentar o número de colaboradores, que atualmente são 14.
A empresa foi criada em 1982 e já tem vários ramos de negócio nas Caldas da Rainha. A ourivesaria convencional, “com um segmento muito virado para os novos designers, a nova imagem da ourivesaria moderna”, caracteriza. Tem uma loja na Rua Heróis da Grande Guerra mais vocacionada para objetos usados, que resultam da atividade de aquisição de metal, e uma loja de empréstimos sobre penhores. A antiga loja será aproveitada para outro segmento, “que ainda temos em estudo”, adianta.
Além das lojas nas Caldas, a empresa familiar tem lojas vocacionadas para a ourivesaria direcionada ao turismo em Óbidos e na Nazaré, e outra de empréstimos sobre penhores em Peniche. ■