Uma banca de sabonetes artesanais na Praça da Fruta

0
1350
Gazeta das Caldas
O casal Américo Madeira e Vanessa Fernandes com o seu filho junto à banca na Praça da Fruta

Esta semana começaram a ser vendidos sabonetes artesanais na Praça da Fruta. Trata-se de uma aposta de Américo Madeira e Vanessa Fernandes, um casal que esteve emigrado seis anos nos Estados Unidos da América e que escolheu São Martinho do Porto para viver.
Midas Aroma é o nome da empresa, que nasceu de uma necessidade. É que este casal quer viver off-the-grid (em português: fora da rede), ou seja, conseguir ser autossustentável e não depender de ninguém.
Foi nesse sentido que compraram um terreno em São Martinho do Porto para fazerem a sua horta e onde querem instalar um contentor de carga e transformá-lo em casa, com painéis solares e furo de água.
Da mesma maneira que começaram a fazer manteiga, foi também nessa lógica de “viver fora da rede” que passaram a produzir sabonetes. “Fazemos todo o processo químico que é um pouco perigoso porque usamos um elemento cáustico que faz reacção com a gordura”, contou Vanessa Fernandes, notando que é preciso que o lugar seja bem ventilado.
À venda têm sabonetes de camomila, alfazema, canela, cerveja, cappuccino, ou caramelo. De um objecto para uso diário à ideia de o comercializar não passou muito tempo. “Não havia muita oferta nesta área”, explicou a agora empresária.
Simultaneamente com este negócio, o casal tem um canal do youtube – Uma família portuguesa nos Estados Unidos da América – onde partilham histórias do dia-a-dia e dão conselhos sobre como viver na região.

O nome do canal deve-se ao facto de ter sido criado quando a família estava emigrada. Agora estão na segunda temporada que é passada em Portugal.
O investimento para lançar o negócio foi reduzido. Os gastos foram nas licenças e na adaptação e decoração da estrutura que serve de banca.
Ainda a estudar os mercados, a família irá dividir-se entre Caldas da Rainha (Praça da Fruta e mercado de segunda-feira) e São Martinho do Porto. Além da venda em banca, o negócio faz-se também pela internet, através da página de Facebook da marca.