O grupo de empresários membros do BNI de Rio Maior, criado oficialmente a 8 de Novembro, já gerou cerca de 60 mil euros em negócios entre si.
O BNI Internacional é uma rede de networking internacional de negócios que forma grupos locais de profissionais com apenas um representante de cada ramo ou profissão por grupo.
Em Rio Maior já são 35 os participantes nas reuniões, que se realizam sempre de manhã, bem cedo. Alguns dos empresários são das Caldas da Rainha, nomeadamente o presidente do grupo, João Ribas, proprietário da Love Design, uma empresa de decoração de interiores. Das Caldas fazem ainda parte um escritório de advocacia e uma empresa de climatização, estando outros elementos em fase de pré-adesão.
O grupo BNI das Caldas, criado em 2010, “deixou de existir” revelou João Ribas.
O presidente do BNI Êxito de Rio Maior salientou que deste novo grupo tem resultado negócios de valores bastante díspares, desde as dezenas de euros aos 25 mil euros. Isto porque tanto se pode tratar de uma uma compra de cartões de visita, por exemplo, ou da reabilitação de uma casa por parte de um construtor civil.
Uma das “ferramentas” essenciais são os cartões-de-visita, mas o BNI fornece também umas fichas próprias para a passagem de referências.
O objectivo do BNI é que os elementos passem negócios uns aos outros. O BNI dá formação aos seus grupos para que eles sejam extremamente eficazes em encontrar negócios para seus membros. Tudo é feito de acordo com o princípio de “givers gain”, ou seja, “o ganho é dos que dão – se eu descobrir negócios para si, você vai querer descobrir-me negócios”.
Os grupos oferecem um ambiente positivo, incentivador e estruturado para que homens e mulheres desenvolvam os seus negócios através de recomendações passa a palavra e práticas de networking.
Considera-se que os negócios bem sucedidos têm no marketing ‘boca a boca’ a sua melhor forma de divulgação e promoção.
Quando alguns dos membros sabe de um potencial negócio no qual um colega de grupo pode participar, poderá servir como intermediário nos contactos com outras empresas.
Em cada reunião os elementos devem fazer uma apresentação de 60 segundos, no qual devem contar aos participantes tudo sobre o seu negócio, que tipo de oportunidades estão à procura e elementos que ajudem os outros membros a gerar negócios para si.
Regularmente são organizados workshops de formação gratuitos para permitir que os membros desenvolvam as suas apresentações.
Actualmente há mais de 5800 grupos BNI em todo o mundo.
Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt