Grupo Loja abre novo espaço comercial dedicado ao artesanato em Óbidos

0
1583

Há na Rua Direita em Óbidos um espaço comercial que não deixa indiferente quem passa. Com as paredes pintadas de preto e a estantaria feita com caixas de madeira reutilizadas, a nova Loja do Artesanato, comercializa exclusivamente produtos portugueses, desde a ginja d’Óbidos aos bombons artesanais, passando pelos têxteis, cerâmica tradicional e de autor.
“O nosso objectivo foi sempre abrir lojas atractivas e arrojadas, romper com aquilo que se preconizou há uns anos que deve ser uma loja em Óbidos”, disse Carlos Ribeiro, co-proprietário, juntamente com a irmã Isabel Ribeiro, da empresa Palco Target, que engloba um conjunto de cinco lojas em Óbidos.
Os empresários querem surpreender pela positiva, através de uma postura de originalidade na apresentação dos seus artigos. “Achamos que eles têm que estar expostos de forma dinâmica, elegante e fazer os clientes sentirem que fica bem nas suas casas”, explicou Carlos Ribeiro.
O responsável acrescentou ainda que a filosofia de trabalho passa por aliar a qualidade dos produtos à cobrança do preço justo. “Uma peça da Fábrica Bordalo Pinheiro comprada na nossa loja custa o mesmo que na loja da fábrica”, exemplificou.
Este novo espaço, adquirido há cerca de um ano, foi completamente remodelado e adaptado de forma a fazer conviver harmoniosamente um tecto em madeira com mais de 300 anos com a decoração arrojada, que rompe com o antigo. Para colocar a ideia em prática, os irmãos Ribeiro contaram com a colaboração do designer Rui Diogo, da empresa Ordenar ideias, da carpintaria madeiÓbidos e do electricista Marco Mineiro, todos da região. “Houve um conjunto de pessoas que se entusiasmaram com o projecto e não a trataram apenas como uma obra”, conta Carlos Ribeiro, acrescentando que o investimento  ainda não está terminado, mas que ronda algumas dezenas de milhar de euros.
Para alem da Loja do Artesanato, a Palco Target tem em Óbidos a Loja da Cerâmica, a Loja do Vinho, a Loja das Artes e A Loja do Vinho e do Chocolate, onde trabalham cinco pessoas.
A partir de 2 de Janeiro vão continuar as obras de transformação de dois outros espaços em lojas que “vão surpreender”, prometem os empresários. Nesta fase estão a fazer estudos de mercado para perceber quais os produtos que têm maior aceitação entre os visitantes de Óbidos, mas deixam a garantia de que irão continuar a trabalhar com produtos genuinamente portugueses, como aliás o atesta o selo que possuem à entrada dos vários espaços comerciais.
Os empresários estão também disponíveis para acolher, nas suas lojas, trabalhos de artesãos da região, desde que estes “sejam de qualidade, tenham a ver com as raízes do artesanato português”, explicou Carlos Ribeiro.
A Loja do Artesanato está aberta diariamente das 9h00 às 20h00 e na altura dos grandes eventos este horário é estendido até mais tarde.
Carlos Ribeiro reconhece que estão a trabalhar “contra corrente”, mas considera que esta é a melhor altura para se fazerem investimentos. “Achamos que a única forma de vencer este desafio é não desistir e apresentar espaços atraentes e diversificados, por temas”, disse o empresário que está a trabalhar com capitais próprios.

Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt