Bombeiro cria empresa de consultoria automóvel para particulares em Óbidos

0
590

IMG_5940Gonçalo Almeida, bombeiro voluntário em Óbidos, criou uma empresa de consultoria que tem como objectivo ajudar quem não tem tempo, paciência ou conhecimento para tratar de assuntos relacionados com o seu automóvel, desde a aquisição, reparações até à manutenção periódica do automóvel. Por enquanto, a Carsultation não tem um espaço físico, mas vai funcionar no Pinhal de Óbidos, na oficina de um amigo.

A ideia de negócio é simples, mas não existe no mercado nenhuma empresa do mesmo género. O que a Carsultation se propõe fazer é ajudar as pessoas em tudo o que está relacionado com o automóvel.
Alguns dos serviços são prestados pelo próprio Gonçalo Almeida, como é o caso da gestão da frota familiar, que consiste em controlar aspectos como as datas das manutenções, prazos dos seguros e impostos de circulação. Mas o novel consultor também ajuda na pesquisa de preços e no aconselhamento para aquisição do próprio automóvel.
Para trabalhos a realizar nas viaturas, Gonçalo Almeida possui uma rede de parceiros que cobre serviços de mecânica, electricista, bate-chapas, pintura, pneus, lavagem e reparação de interiores.
“Há quem não tenha tempo para tratar destas coisas, quem não goste de o fazer e até quem não tenha conhecimentos”, refere Gonçalo Almeida.
A ideia nasceu porque os amigos lhe pediam conselhos em relação a tudo o que tinha a ver com o automóvel, ao que ele respondia com gosto e de forma gratuita. “Depois começaram a surgir pessoas que eu não conhecia a pedir conselhos, recomendados pelos meus amigos”, contou à Gazeta das Caldas.
Como queria ter um negócio próprio, Gonçalo Almeida começou a sondar se o conceito teria boa aceitação e as respostas foram positivas, quer da parte das pessoas que aconselhava, quer das empresas que foram recebendo os clientes que indicava.
Numa primeira fase não vai cobrar pelo serviço aos clientes, tendo em conta que acordou com as empresas parceiras o pagamento de uma comissão. Caso o negócio se desenvolva, numa segunda fase será então criada uma tabela de preços a cobrar ao cliente.
Até agora a empresa não tem lugar fixo, embora esteja previsto começar a trabalhar na oficina de um amigo no Pinhal de Óbidos. O que existe é uma página de Facebook, em nome de Carsultation. Gonçalo Almeida deu a conhecer a empresa através de uma extensa lista de e-mails e a mensagem vai passando de boca em boca.
Diz que nesta fase inicial o número de pedidos o tem “surpreendido”.

Know how vem dos bombeiros

Gonçalo Almeida é bombeiro voluntário e tripulante de INEM em Óbidos e foi lá que desenvolveu a aptidão para tratar deste tipo de assunto. “Comecei por vontade própria a organizar tudo o que dizia respeito aos veículos dos bombeiros”, conta o bombeiro. Criou fichas para controlar cada uma das viaturas, mas também mapas para estabelecer o local onde cada objecto ou ferramenta é transportada nos carros. “Por exemplo, antes utilizava-se um machado e arrumava-se num sítio qualquer e, quando ele voltava a ser preciso, tinha que se andar à procura, agora toda a gente sabe onde está tudo”, explica.
Desde 2003 é gestor da frota e actualmente coordena o departamento de veículos dos Bombeiros de Óbidos, que o próprio fundou.
Na sequência deste trabalho, já ajudou a organizar a este nível outras corporações no país e também de uma empresa de ambulâncias da Arábia Saudita.
O baixo salário que recebe nos bombeiros foi outro dos motivos para criar o próprio negócio, colocando em prática todos os conhecimentos que adquiriu na gestão da frota dos bombeiros. “Existem empresas de gestão de frotas de empresas, mas para particulares não há nada”, sublinha.
Gonçalo Almeida não precisou de fazer até agora nenhum investimento, mas pretende registar a marca e patentear o conceito, tendo em conta que é um negócio que pode ter potencial para vir a franchisar.