
Croissants de massa folhada, brioche e cereais. Já os recheios, colocados no momento em que o cliente faz o pedido, podem ser os tradicionais doce de ovo ou chocolate, como de nutella, doce de ovo e amêndoa, doce de leite, frutos vermelhos ou doce de maçã e canela. Estas são as especialidades do novo estabelecimento que abriu há um mês na Rua Cardeal Alpedrinha (junto ao Millennium da Fonte Luminosa), inspirado numa loja idêntica em Portimão, a mais de 300 quilómetros das Caldas.
Isto porque, embora Débora Lopes viva nas Caldas há mais de dez anos, foi em Portimão que nasceu. “Sempre que visitava a minha cidade natal com o meu marido [o caldense Paulo Lopes], tínhamos o hábito de ir a uma croissanteria em que os croissants são recheados na hora”, disse a algarvia, acrescentando que ambos comentavam que não existia nas Caldas nenhum espaço semelhante àquele (apesar de nos anos 80 ter havido várias croissanterias quando estes estabelecimentos estavam na moda em todo o país). A ideia de abrir um estabelecimento com o mesmo conceito foi-se consolidando com o passar dos anos e avançou finalmente quando surgiu a oportunidade de alugar o actual espaço.
Croissanteria do Bairro foi o nome escolhido para o projecto de Débora e Paulo, dois jovens adultos que actualmente conciliam as suas profissões – ela é cabeleireira, ele trabalha na construção civil – com o novo negócio. Foram ainda criados dois postos de trabalho e no futuro o casal pretende que a sua equipa seja autossuficiente, ficando a sua tarefa limitada à parte administrativa.
“Queremos criar uma relação de proximidade com o cliente e um ambiente agradável e tranquilo onde todas as gerações se encontram, desde os miúdos que vão para a escola às pessoas mais idosas do bairro”, explicou Paulo Lopes, de 32 anos. A mulher, Débora Lopes, acrescenta que pretendem “apresentar um produto fresco e quentinho ao mesmo tempo, ou seja, que é servido praticamente após ter sido acabado de fazer”.
Além de croissants, este estabelecimento vende produtos típicos de pastelaria e também tem secção de padaria (incluindo alguns pães diferenciados, como pão de ervilha, beterraba e com sementes de girassol). Há ainda vários menus económicos e um específico para a hora de almoço, que inclui sopa, salgado e refrigerante.
A Croissanteria do Bairro funciona de segunda a sexta-feira das 7h30 às 18h00 (sábado encerra às 17h00) e domingo abre apenas da parte da manhã, das 8h00 às 13h00. O casal não revelou qual o investimento feito neste negócio.