Marília Santo
Project Manager / HR Consultant
A Área de RH atravessa hoje novos desafios que requerem que repensemos as soluções até aqui utilizadas. Partilharemos neste espaço alguns casos de estudo que trabalhámos recentemente.
A Empresa X, recruta maioritariamente motoristas, vendedores e operadores de armazém, e confrontou-nos com a dificuldade de recrutar estes perfis.
Perante este problema, e após aprofundarmos a realidade dos processos de Recrutamento, Comunicação e as Condições/ Planos de Carreira e Compensações da Empresa, chegámos a algumas conclusões.
A empresa em causa (que passaremos a denominar como Empresa X) é da área de comércio e distribuição, localizada numa zona com pouca acessibilidade de transportes públicos, tem condições salariais mais baixas do que as empresas que se encontram nas imediações, a sua imagem enquanto marca e empregador não é a melhor na região. Os anúncios colocados não tinham em consideração as especificidades da função, as condições da oferta, nem a informação atualizada sobre a empresa.
Assim, definimos algumas soluções para aumentar o sucesso da Empresa X no processo de Recrutamento:
• Repensar o formato dos anúncios
• Rever toda a comunicação e marketing interno / employer branding da Organização
• Rever condições salariais
• Rever benefícios, criar políticas de compensação e de gestão de carreiras
• Ponderar outras formas de recrutamento: A recomendação, externa e interna, com definição de prémios para colaboradores que indiquem pessoas válidas que permaneçam vinculadas por determinado período de tempo – mínimo de 6 meses.
• Utilizar novas formas para anunciar as vagas, nomeadamente rádio, instagram, folhetos em superfícies comerciais e grupos especializados nas redes sociais.
• Flexibilizar a forma de prestação do trabalho (repensar horários, turnos, ponderar regimes de part-time, teletrabalho, horários concentrados, para, por um lado, levar a reduzir a necessidade de mão de obra, e por outro, atrair pessoas que valorizem outras formas de prestar trabalho).
• Assegurar transporte para a empresa especialmente nas horas em que não existe alternativa com transportes públicos
• Apoio especializado: Trabalho temporário; Empresas prestadoras de serviços; Outsourcing; Apoio do IEFP; Serviços de Recrutamento e Seleção especializados.
Com a implementação de algumas medidas, numa estratégia concertada, a Empresa X aumentou o volume de candidaturas recebidas, encontrando-se a desenvolver connosco as medidas mais complexas ao nível do employer branding e estruturas de compensação e planos de carreira, o que trará certamente a sua afirmação no mercado enquanto empregador mais apetecível, o que irá melhorar ainda mais a sua capacidade de atração de candidatos.