Centro de apoio Bem Saber cria matriz ocupacional

0
531

bem saberO centro de explicações Bem Saber, na Fonte Luminosa, disponibiliza agora um espaço com actividades lúdicas e pedagógicas (sugeridas pelos alunos ou pelos professores), tais como jogos didácticos, leituras, pinturas, desenhos, exposições e até saídas para visitas a espaços públicos ou culturais. Esta é uma forma de ocupar os alunos que está associada ao Apoio ao Estudo (sem encargos adicionais), não é vinculativa e permite que os jovens frequentem o centro por um número de horas idêntico às que contratam no apoio ao estudo.
O apoio de estudo custa 150 euros (2 horas por dia) ou 100 euros (1 hora por dia) por mês para o ensino básico e 200 euros (duas horas por dia) ou 150 euros (uma hora) mensais para o ensino secundário.
Esta matriz ocupacional permite também aos pais dos alunos encontrar uma alternativa onde os deixar até, no máximo, às 20h30.
O Bem Saber abriu há cerca de três anos na Fonte Luminosa por Sérgio Santos, um oficial do exército que foi professor durante quase 20 anos na Escola de Sargentos do Exército e que agora está aposentado. Para além disso, foi formador em várias missões no estrangeiro.
Está também a ser desenvolvido um curso de iniciação ao português para estrangeiros que funcionará durante uma hora e meia por dia, para grupos de seis pessoas e com um custo de 150 euros por semana (por grupo), podendo funcionar uma, duas ou mais semanas.
O centro tem, em média, entre dois e cinco colaboradores que ali dão aulas, sendo este número variável consoante o número de alunos. No máximo tem capacidade para 40 alunos em simultâneo, 80 em rotatividade.
O Bem Saber funciona na Rotunda dos Arneiros 6-B entre as 10h00 e as 19h00, mas as aulas poderão decorrer até mais tarde.