Comtradição uniformiza imagem das pastelarias nas Caldas

0
1435
Gazeta das Caldas

IMG_3829As pastelarias Comtradição nas Caldas da Rainha têm agora imagem uniformizada. O Grupo Calé, proprietário das duas unidades (nas ruas Coronel Soeiro de Brito e Dr. Miguel Bombarda), quis aproximar o ambiente interior à tradição das Caldas da Rainha através da azulejaria.
A mudança começou no passado Verão, com a remodelação da pastelaria Ponto de Encontro (junto ao Montepio Rainha D. Leonor), que passou a chamar-se também Comtradição. Foi nesse espaço que o Grupo Calé se lançou nas Caldas há seis anos, adquirindo depois a unidade na Rua Dr. Miguel Bombarda.
“Somos jovens e gostamos de ter espaços atractivos, onde as pessoas se sintam bem”, explica Hélia Calé, proprietária do grupo em conjunto com o marido, Luís Calé.
A remodelação do espaço interior levou em conta a criação de “elos de ligação com a cidade”, adiantou Hélia Calé, tendo em conta que o grupo é de Peniche. Essa ligação foi criada através da colocação de um painel de azulejos da autoria de Pedro Almeida. A imagem da pastelaria na Rua Dr. Miguel Bombarda também vai receber um destes painéis. O grupo não quis revelar os montantes investidos.
A Comtradição é reconhecida pela variedade dos seus pães. “São mais de 30 as variedades e estamos neste momento a desenvolver um pão sem glúten, para o qual temos tido muitos pedidos”, revela Hélia Calé. Este é, no entanto, um processo complicado, que exige “condições muito especiais”, devido à necessidade de não existir qualquer tipo de contaminação com outras farinhas, explica a empresária.
Apesar de assumir a tradição que herdou de Ilídio Calé, pai de Luís Calé, o grupo já conta com inovações como o pão de algas – que tem garantido grande exposição mediática –, de chocolate, de cenoura, de soja e de alfarroba. A empresa aposta particularmente nas algas e também desenvolveu um pastel, que mistura o salgado do mar com o doce. “As pessoas ainda não estão muito voltadas para as algas, mas estamos a apostar nisso porque no futuro vai fazer parte da nossa alimentação”, sustenta a empresária.
Nesta altura em que arranca a temporada natalícia, o que também não vão faltar são os doces típicos da época, “com muita variedade”, acrescenta.
Para além das duas pastelarias nas Caldas, o Grupo Calé tem mais duas em Peniche, a Pérola de Peniche e a Pastelaria Momentos, onde o grupo garante a produção dos produtos de pastelaria e padaria que comercializa. O grupo fornece ainda diversas instituições, públicas e privadas. Emprega 60 pessoas, 15 delas nas Caldas.