Empresários querem dinamizar Óbidos como destino turístico

0
369
Reunião dos empresários que aderiram ao programa Melhor Turismo 2020 decorreu no Hotel Josefa D’Óbidos

Associação Óbidos.com vai reativar programa de formação para as empresas e organizar visita para jornalistas de meios especializados

A Óbidos.com – Associação Empresarial do Concelho de Óbidos está empenhada em dinamizar a atividade turística no concelho e, para tal, vai realizar uma segunda visita de imprensa para jornalistas de meios de comunicação especializados em turismo.
A ação está prevista para meados de janeiro, em que o setor está em época baixa e incluiu um pacote de três dias para seis jornalistas de imprensa especializada nacional.
“Cada negócio irá oferecer o seu produto, mas de uma forma adaptada, de modo a mostrar que Óbidos tem uma oferta que permite reter os turistas por mais do que um dia”, realçou Madalena Rodrigues, consultora de comunicação e marketing da Óbidos.com.
O objetivo da iniciativa é construir um pacote turístico com alojamento, gastronomia e experiências, no qual a associação pretende envolver entidades como o Turismo do Centro e a Câmara de Óbidos.
Já em 2019 a Óbidos.com realizou uma ação nestes moldes, que gerou a publicação de 14 artigos que representaram uma importante divulgação da atratividade turística da região.
Esta visita vai levar os jornalistas às 12 empresas integradas no programa Melhor Turismo 2020, que a Óbidos.com vai reiniciar brevemente, num programa que disponibiliza 200 horas de formação às empresas aderentes. A ação do Melhor Turismo 2020 em Óbidos, uma iniciativa com o apoio da Confederação de Turismo de Portugal, tinha sido interrompida devido à pandemia e será agora retomada, proporcionando aos empresários formação em duas áreas-chave. Uma será na área do marketing digital, de modo a capacitar as empresas para um melhor aproveitamento das ferramentas digitais na promoção dos seus negócios. A segunda área está relacionada com a gestão financeira, “que será fundamental, porque os custos de produção estão a disparar”, realçou Nuno Mendonça, da Núcleo Inicial, empresa responsável pela formação.
A reunião da passada segunda-feira contou com a presença de Daniel Pinto, diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, que apresentou, também, as possibilidades que a escola dispõe para formação, presencial e remota, para as empresas, incluindo soluções de formação à medida gratuitas, além de ter elencado o trabalho que a escola realiza na formação de recursos humanos para a hotelaria e turismo na região.
Daniel Pinto salientou que as empresas do turismo, principalmente na hotelaria e restauração têm, atualmente, um grande desafio na gestão dos seus recursos humanos, mas apontou, igualmente, que o setor precisa de melhorar a imagem que tem no mercado de trabalho quer em relação aos baixos salários, quer na compatibilidade da vida profissional com a vida pessoal dos seus trabalhadores. ■