Luís Vieira participa no Summer CEmp da União Europeia nos Açores

0
84
dav

Luís Vieira
Engenheiro Civil

Tem doutoramento em Engenharia Civil (Instituto Superior Técnico) e mestrado integrado em Engenharia Civil (Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa)

 

Evento foi organizado pela Representação da Comissão Europeia em Portugal e decorreu no concelho mais jovem do País

O caldense Luís Vieira foi um dos participantes no Summer CEmp, a escola de verão da Representação da Comissão Europeia em Portugal, que decorreu esta semana na Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, nos Açores.
O engenheiro civil, de 29 anos, foi um dos 40 jovens universitários que integraram a “turma” do Summer CEmp de 2022, evento que contou com mais de meia centena de oradores e moderadores, entre os quais Durão Barroso, ex-primeiro-ministro e ex-presidente da Comissão Europeia.
A Summer CEmp, criada em 2017, consiste em quatro dias de um programa intensivo composto por conversas diretas com oradores de gabarito, entre políticos, jornalistas, empresários, académicos, entre outros, e atividades práticas, aproveitando os recursos do grupo e da comunidade anfitriã.
Em pleno Ano Europeu da Juventude, o evento, que foi coordenado pela obidense Rita Fortunato Baptista (assessora de imprensa e comunicação na Comissão Europeia em Portugal), teve como cenário o concelho mais jovem de Portugal, a Ribeira Grande, numa região ultraperiférica da Europa e que, segundo os Censos de 2021, tem cerca de 50% da população (cerca de 32.000 pessoas) com menos de 35 anos.
Luís Vieira mostrou-se satisfeito com a participação neste evento da União Europeia e, enquanto participante na escola de verão, nas questões feitas aos oradores procurou abordar alguns dos temas que lhe são queridos, nomeadamente “a grande mais valia que e pertencer a União Europeia, a confiança nas instituições, a sustentabilidade ambiental e o respeito pleno pelos direitos humanos, incluindo o combate às discriminações, e também a economia social”.
A moçambicana Márcia Mendonça, que completou a licenciatura em Teatro na ESAD, nas Caldas da Rainha, também integrou a “turma” de 2022 desta escola de verão. ■