Empresas da região distinguidas pela inovação

0
712
A Barros & Moreira foi uma das empresas distinguidas pela capacidade de inovação

Seis empresas da região foram distinguidas com estatuto Inovadora COTEC, um prémio que distingue as empresas que apresentam um elevado desempenho na inovação, três delas no concelho de Óbidos e outras três no concelho de Alcobaça.
No concelho de Óbidos, foi distinguido o Grupo Barros & Moreira, que tem atividade na produção e comércio de artigos sanitários. Este grupo desenvolve e fabrica os seus próprios artigos com as empresas BMwood, para o mobiliário de banho, BMglass, com soluções de vidro, BMmetal, para tornearia mecânica, e a BMplast, de injeção de termoplásticos. De resto, esta empresa já almejou vários prémios de design internacionais nesta área. Também localizada na Zona Industrial das Gaeiras, foi distinguida com o Inovadora COTEC a Bakermix – Fabrico e Comercialização Produtos Alimentares Lda, que desenvolve atividade na produção de produtos de pastelaria e, segundo o ranking de empresas do Dinheiro Vivo, é uma das 10 maiores empresas nacionais neste sector de atividade.
Também ligada ao concelho de Óbidos, embora com sede em Lisboa, recebeu ainda este galardão a Almadesign, empresa de base tecnológica que desenvolve atividade, principalmente, no desenvolvimento de produtos para o setor dos transportes.
No concelho de Alcobaça, destaque para a beneditense Solancis, empresa que completa este ano o 52º aniversário e que labora na extração e desenvolvimento e produtos ligados ao sector dos calcários para construção e arquitetura. No concelho alcobacense foi distinguida também a Pastceram – Pastas Cerâmicas, SA, localizada na zona industrial do Casal da Areia. Fundada em 2001 para produzir pastas para a cerâmica utilitária e decorativa, a empresa alargou a atividade aos vidrados e produtos de apoio e exporta a maior parte da sua produção. Também de Alcobaça, é Inovadora COTEC a Jomazé, uma empresa de Cós que se dedica à manufatura de cerâmica decorativa e artística em barro branco, que segue a tradição dos Monges de Cister, mas com inovação criativa.
A Inovadora COTEC é uma distinção atribuída pela COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação, em parceria com o setor financeiro. Este estatuto traz novas vantagens para as empresas que concretizem o seu potencial de inovação em crescimento, nomeadamente na obtenção de melhores condições de acesso ao financiamento junto da banca.
Este estatuto está acessível a todas as empresas a operar em território nacional e que tenham investimento em I&D, assim como um elevado nível de desempenho e de solidez financeira, entre outros requisitos. ■