A escola The English Centre está a comemorar os seus 25 anos de actividades com descontos nas matrículas e mensalidades para os seus alunos, para além de ter reformulado as suas instalações nas Caldas da Rainha.
“São já várias gerações que passaram pelas nossas salas de aulas”, salientou Carlos Ribeiro, proprietário da escola em conjunto com a sua mulher, Jane Ribeiro.
A escola foi fundada nas Caldas da Rainha em 1987 por um cidadão inglês que estava radicado nesta cidade, mantendo sempre uma actividade ininterrupta e é por isso o estabelecimento de ensino privado de línguas mais antigo da região.
Há 20 anos Carlos e Jane Ribeiro adquiriram a escola porque o anterior proprietário queria sair de Portugal. Na mesma altura inauguraram instalações na Benedita.
Jane Ribeiro nasceu no Canadá, tem dupla nacionalidade (canadiana e inglesa) e começou por ser professora no English Centre. “Nós fizemos uma redefinição completa das regras de funcionamento da escola, sobretudo das regras académicas”, explicou Carlos Ribeiro numa conferência de imprensa sobre o início do ano lectivo.
O responsável adiantou ainda que ao longo dos anos a escola “tem vindo em crescendo”, principalmente devido à confiança que têm conquistado junto dos alunos e encarregados de educação. Os resultados dos exames de Inglês e Espanhol (ver caixa) ano após ano são mostra disso.
“É duro, cansativo e difícil, mas quando vêm os resultados e os comunicamos aos alunos todo esse trabalho é compensado”, diz Carlos Ribeiro.
Segundo Carlos Ribeiro, nem todos os alunos fazem os exames, que dão acesso a um diploma reconhecido internacionalmente porque há alguns que só frequentam os cursos para ter conhecimentos das línguas. Por outro lado, há muitos que usam esses diplomas para terem equivalência nas cadeiras de Inglês no ensino superior.
Quem vai estudar para o estrangeiro também acaba por usufruir ainda mais da formação obtida. Há cada vez mais procura na aprendizagem do espanhol, porque há muitos jovens a irem estudar para Espanha.
As aulas no English Centre começam a 29 de Setembro e este ano devem manter as várias centenas de alunos (embora Carlos Ribeiro não divulgasse o número exacto). “Nos últimos anos temos tentado antecipar ao máximo o início do ano académico”, referiu. Como acompanham o calendário escolar, incluindo as interrupções das aulas, e “há muitos feriados”, há necessidade de iniciar o mais cedo possível as actividades. Só não o fazem antes do final de Setembro porque estão dependentes dos horários do ensino oficial dos seus alunos.
Nova recepção e sala de convívio
As matrículas para o novo ano lectivo estão a decorrer, tendo passado a serem feitas na nova secretaria da escola.
O English Centre adquiriu uma loja no primeiro andar do Centro Comercial D. Carlos I (com ligação à escola que funciona no mesmo edifício há 16 anos) que foi convertida em secretaria.
“A escola tinha que crescer. Os espaços sociais estavam a ser notoriamente curtos”, disse o empresário.
Com a mudança de lugar da secretaria foi libertado um espaço no segundo andar que se transformou em sala de espera e de estudo, onde os alunos podem agora juntar-se e conviver, em vez de ficarem na rua no tempo de espera entre aulas.
“Embora possam estudar na biblioteca, queremos que nos tempos de espera mais curtos possam aproveitar para rever matérias e trocar impressões”, explicou o responsável. Podem aqui também fazer os trabalhos de casa da escola oficial.
Para evitar que os estudantes se tenham que deslocar para fora das instalações, no local existe também uma máquina de venda automática de bebidas e produtos alimentares.
A entrada para a escola pode agora ser feita através do nº 89 da rua Heróis da Grande Guerra ou pelo primeiro andar do centro comercial.
Carlos Ribeiro não quis revelar o valor do investimento, referindo apenas que foi “muito elevado” porque adquiriram a loja para fazer a nova secretaria. Também não revelou o volume de negócios do The English Centre, Escola de Línguas, Lda, dos quais são sócios Carlos Ribeiro e a sua mulher.
Carlos Ribeiro garante que nunca teve problemas com falta de pagamento das mensalidades, apesar da crise económica.
Resultados muito positivos nos exames de Inglês e Espanhol
Mais de uma centena de alunos da escola de línguas The English Centre, tanto da Benedita como das Caldas, obtiveram 98% de positivas nos exames de Inglês e 100% nos exames de língua espanhola.
No início da comemoração do seu 25º aniversário, esta escola caldense foi nomeado como Cambridge ESOL Exam Preparation Centre. Assim, e pela primeira vez, a primeira fase de avaliação dos exames de inglês PET e FCE teve lugar em Caldas da Rainha, o que resultou numa maior comodidade para os alunos e encarregados de educação, que deixaram de ter que se deslocar a Lisboa.
Os exames do Cambridge ESOL Examinations e DELE do Instituto Cervantes são reconhecidos oficialmente a nível mundial.
O The English Centre tem as matrículas abertas até 30 de setembro nas suas escolas de Caldas da Rainha e Benedita.
A.E.S.