A clínica de estética Essenses das Caldas da Rainha abriu no final do ano passado, no número 14B da Avenida Eng. Marcelo Morgado. Num segmento em que a concorrência é grande, os trunfos desta clínica são as tecnologias utilizadas e os preços.
Márcia Elias e Catarina Cunha, engenheira informática e geógrafa de profissão, têm mais em comum para além da sociedade na Essenses. Conheceram-se em Angola, onde ambas trabalharam ao serviço da mesma empresa durante cerca de oito anos. A maternidade recente trouxe-as de volta a Portugal e foi Catarina Cunha quem decidiu abrir a clínica de estética.
“Estava à procura de qualquer coisa e esta pareceu-me uma boa solução, porque havendo uma base já construída seria uma solução mais imediata”, refere.
A Essenses é um franchising de estética ainda recente em Portugal. Para além da clínica nas Caldas, existem apenas mais três – Covilhã, Leiria e Viseu –, estando prevista a abertura de mais duas este ano.
“A empresa procurava abrir uma representação nesta zona, por isso o interesse foi mútuo e o processo bastante rápido”, conta Catarina Cunha, que prefere não revelar os montantes do investimento.
Mãe há cerca de um ano, precisava de uma “companheira de aventura” e viu na amiga a parceira ideal, até porque “estava numa situação idêntica à minha”.
A clínica abriu no final de 2014, um esforço feito tendo em conta o movimento habitual da época natalícia para promover os serviços.
O principal serviço é a fotodepilação que utiliza a nova tecnologia SHR (Super Hair Removal ou super remoção de pelos), com luz pulsada. “São sessões rápidas e indolores, sem a sensação de picada que existe nos sistemas laser”, explica Márcia Elias.
Este serviço é unissexo e permite fazer a depilação com a pele bronzeada a pessoas com tons de pele mais escura. As tecnologias mais antigas não o permitiam por razões de contraste, que não permite que a máquina detecte os pelos.
A Essenses das Caldas das Rainha tem ainda serviços de massagens de relaxamento, com velas, massagens linfáticas, emagrecimento por endermoterapia, tratamentos anticelulite e tratamentos de rosto, como esfoliação, pealing ou máscaras hidratantes.
As duas sócias tiveram formação para fazer os tratamentos que envolvem a utilização de aparelhos e criaram um posto de trabalho para os tratamentos com massagens. “Precisávamos de uma terapeuta com experiência para esta área”, sublinha Catarina Cunha.
Este é um segmento com grande concorrência nas Caldas da Rainha. Catarina Cunha acredita que a Essenses pode fazer diferença pelo preço: a sessão de fotodepilação tem um custo de 35 euros para as duas pernas inteiras. As massagens custam a partir de 19 euros.
A oferta de serviços deverá ser reforçada no futuro com uma nutricionista, manicure e pedicure e outros tratamentos com aparelhos, como ultrassons, radiofrequência e cavitação. “São serviços que têm procura”, justificam. A Essenses vai também promover diversos workshops.