ESTM lança estudo de turismo pioneiro à escala mundial

0
511

A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) está a desenvolver um estudo inovador a nível mundial sobre turismo denominado Fovaourite Destinations. O estudo, da responsabilidade do Gabinete de Investigação em Turismo (GITUR), tem como base a opinião dos turistas e potenciais turistas.
Estre projecto é baseado na plataforma da Internet Torre de Babel e visa avaliar a notoriedade e competitividade dos destinos a nível nacional, regional e local.
Os internautas de todo o mundo acedem ao portal (em www.favouritedestinations.com) e respondem a um inquérito que permite avaliar destinos de sonho e destinos preferidos na sua língua materna. Actualmente estão disponíveis 30 idiomas, um número que vai continuar a crescer.
As perguntas são abertas para que quem responde não esteja confinado a uma lista. As perguntas têm 12 categorias: sol e mar, cultural, ecoturismo, saúde e bem-estar, rural, gastronomia e vinhos, turismo urbano, religioso, turismo de compras, de cruzeiros, de golfe e de negócios. As pessoas responderão às que quiserem.
Os dados vão ser recolhidos durante quatro meses e o resultado será um Índex Global de Gestão de Destinos Turísticos (GDI Worldwide), bem como na criação de muitos indexes nacionais de destinos turísticos para cada país.
O projecto tem como parceiro o Observatório de Marcas (entidade brasileira que trabalha com o Instituto Politécnico de Leiria na área do branding) e outros centros de investigação de diversos países. E é apoiado pela Associação Portuguesa de Turismologia (que desenvolveu a plataforma) e pela Euro-Asia Tourism Studies Association.
Francisco Dias, investigador da ESTTM e coordenador do projecto, afirma que o projecto é revolucionário à escala mundial porque investigamos os destinos turísticos na perspetiva de quem viaja.