A Duro Designers ampliou as suas instalações, aumentou o número de trabalhadores e abriu uma loja na fábrica. Marca caldense está a crescer
A Duro Designers | Manufactur Ceramics , situada na Rua Inácio Perdigão nº2 A, na Zona Industrial, aumentou a sua equipa de trabalhadores, ampliou várias áreas e abriu uma loja de fábrica.
Ao todo, a marca caldense tem 60 trabalhadores quando em 2019 tinha apenas 25 colaboradores. “Continuamos a crescer, a criar produtos com valor acrescentado e a desenvolver as nossas próprias coleções”, disse o designer António Duro que, com a sua mulher, Ana Antunes, aposta forte em peças de cerâmica – de faiança e de grés – utilitárias e decorativas, feitas à mão. O mundo da Duro Designers é profusamente colorido e tem como mote temáticas da cultura portuguesa. Não faltam peixes, andorinhas, sardinhas e até calçada portuguesa que decora as suas coleções.
A fábrica passou a dispôr de uma loja onde podem ser adquiridas peças de segunda escolha desta unidade fabril que exporta metade da sua produção.
“Estamos com muita força no mercado francês e até já temos uma página e vendedores por terras gaulesas”, referiu o empresário alentejano, que vive nas Caldas há vários anos e que foi um dos autores que frequentou o curso de cerâmica para designers no Cencal, nos anos 90.
Estas peças são agora comercializadas em países como Dinamarca, Noruega, EUA, Canadá, Alemanha e Holanda.
“Apostamos em lojas topo de gama, como por exemplo nas designadas boutiques francesas”, disse o responsável António Duro .
A marca caldense aposta forte no trabalho manual e na pintura à mão que escasseia noutros países e, por isso, neste momento “tem uma enorme procura”. E isto é algo que tem constatado nas feiras internacionais onde a Duro Designers tem estado presente. Vão estar na próxima edição da Maison & Objet em Paris e querem também chegar a Itália.
A produção da empresa está atenta à sustentabilidade e, para além da reciclagem da matéria prima, têm um projeto de energia solar.
“Privilegiamos pessoas da região e com experiência na cerâmica”, disse António Duro que tem contratado para a sua unidade fabril pessoas com experiência neste setor, que estiveram anteriormente ligadas a outras unidades fabris. O próprio António Duro esteve na A. Santos e na Spal ao passo que Ana Antunes esteve na Subtil.
“Temos comprado equipamentos e damos-lhe nova vida”, disse o responsável em relação aos fornos que adquire em segunda mão.
A ampliação da fábrica – que se estendeu aos vários setores – incluído a criação da nova loja – a aquisição de equipamentos e a contratação de colaboradores que foram feitas nos últimos dois anos envolveu “um investimento de cerca de um milhão e meio de euros”, disse o empresário.
A nova loja já recebe clientes nacionais e internacionais. “Aparece aqui na fábrica gente de todo o mundo! São pessoas que nos seguem nas redes sociais”, disse António Duro, acrescentando que já têm sete mil seguidores, sobretudo estrangeiros e muitos “pedem-nos para enviar as peças para os seus países”.
A fábrica tem ainda um espaço ajardinado e já há ideias para estabelecer parcerias com eventos gastronómicos e de prova de vinhos.
As peças da Duro Designers estão presentes em várias lojas do país, por norma, uma por localidade e encontram-se à venda nas lojas dos aeroportos portugueses. Chegam a vários países onde é valorizado “o design, o saber fazer e os elementos da identidade portuguesa”, rematou o empresário. ■