Gala reconheceu empresas e empresários de Rio Maior

0
736
Gala realizou-se na Quinta do Talego, com centenas de pessoas
- publicidade -

Segunda gala empresarial do concelho ficou marcada pela entrega das distinções e reconhecimentos

A II Gala Empresarial de Rio Maior realizou-se na noite de 21 de junho, na Quinta do Talego, e ficou marcada pela entrega das distinções e reconhecimentos a empresas e empresários do concelho, que o presidente da Câmara, Filipe Santana Dias, descreveu como os geradores de riqueza, notando a diferença entre gerar e gerir riqueza. O autarca destacou as políticas do concelho para atrair, facilitar e agilizar o investimento no território e realçou os números que comprovam que “Rio Maior está no bom caminho”, nomeadamente, o aumento do número de postos de trabalho (+8,6%), das exportações (+23%) e do volume de negócios (+23%, para quase mil milhões de euros).

Logo a abrir a noite foi entregue o prémio Carreira Empresarial a Joaquim Pederneira, que fundou em Assentiz, de onde é natural, a Assentimóvel, uma empresa de mobiliário rústico, em 1981, e que trabalhou com mercados internacionais, como França, Espanha e Cabo Verde. Hoje, com 67 anos, continua o negócio acompanhado pelas filhas.

- publicidade -

Outra distinção foi a Dinâmica Empresarial, que distingue a empresa com melhor evolução no volume de negócios e no número de postos de trabalho criados. Foi entregue à Planície Verde, Sociedade Agrícola, Lda., criada em 1989 e que nos últimos dois anos cresceu 4 milhões de euros no volume de negócios e criou mais 16 postos de trabalho. A Sustentabilidade Ambiental da Sibelco Portuguesa, Lda., também foi reconhecida, dado que entre 2016 e 2023 reduziu o consumo de energia por tonelada produzida em 35% e que tem apoiado diversas iniciativas ambientais, como a corrida de carros movidos a energia solar construídos por alunos do ensino profissional e as Jornadas de Engenharia do Ambiente do Instituto Superior Técnico.

A Empresa Investidora é a Sifucel – Sílicas S.A., que investiu aproximadamente 30 milhões de euros na criação da primeira unidade de cristobalite em Portugal, que é a terceira na Europa e quinta no mundo. Cerca de 80% da produção é destinada à exportação. O Empreendedorismo de Anabela Seabra, da Bio4All, foi alvo de reconhecimento, dado que criou a primeira marca portuguesa de uma alternativa ao café. Feita apenas com tremoço, é biológica e não tem, claro, cafeína. A ideia tinha sido vencedora do Concurso de Ideias de Negócio do Centro de Negócios e Inovação de Rio Maior. Fábio Morgado, de 35 anos, é administrador da Extinrio, Lda., empresa que presta serviços na área da segurança contra incêndios e consultoria e elaboração de medidas de autoproteção, e foi distinguido com o prémio para o Jovem Empresário, enquanto Joana Castelo, administradora da Fisirio, Lda., responsável pela administração do Centro de Reabilitação Física de Rio Maior, foi premiada com o galardão de Mulher Empresária.

A Rui Pedra World of Natural Stone, S.A., fundada em 1994 em Casais Monizes (Alcobertas), foi a Empresa Exportadora, uma vez que nas últimas duas prestações de contas aumentou as exportações em mais de 5 milhões de euros. A Startup do Ano é a Party&Beach, Lda., que nasceu em 2022 e se dedica ao comércio por grosso, sendo já responsável por um volume de negócios acima de 1 milhão de euros e tendo projetos para novas instalações. Já o prémio Inclusão Social foi este ano para a Nobre Alimentação, Lda., pelo projeto da Nobre Casa da Cidadania.

Antes destas distinções tinham sido entregues os galardões de PME Líder a 44 empresas, com um volume de negócios total de 185 milhões de euros e um valor acrescentado bruto de 61 milhões de euros e de PME Excelência a 10 empresas, que representam 60 milhões de euros de volume de negócios.

Nuno Gonçalves, do IAPMEI, deixou conselhos para candidaturas a fundos, dado que os próximos anos serão de “muitas oportunidades”.

O foco na sustentabilidade, na transição digital e nas parcerias são traves mestras, explicou.

 

- publicidade -