Quarta-feira, 14 _ Janeiro _ 2026, 16:45
- publicidade -
InícioEconomiaGramas com Sabor: “queremos criar o império das bolachas e das empadas”

Gramas com Sabor: “queremos criar o império das bolachas e das empadas”

-

Há quatro anos que o casal Isa Nobre e Tiago Ferreira se dedica à confecção de bolachas e empadas. Há três que vendem na Praça da Fruta e mudaram-se agora da sua cozinha pessoal para uma nova unidade de fabrico, onde conseguem duplicar a sua produção. Investiram 17 mil euros neste novo espaço e esperam, no próximo ano, chegar às prateleiras das mercearias gourmet.

Isa Nobre nunca foi incentivada pela família a ter o seu próprio negócio. Os seus pais sempre a aconselharam que um bom emprego para toda a vida seria uma opção mais segura. Já Tiago Ferreira não sabia, até há pouco tempo, como se estrelava um ovo. Era um zero à esquerda atrás do fogão. Nada fazia então prever que há quatro anos nascesse o Gramas com Sabor, uma marca caldense que se dedica maioritariamente ao fabrico de bolachas e empadas.
“O negócio surgiu após a minha experiência numa padaria, onde trabalhei vários anos e me incentivavam a criar novos produtos como tapas, empadas e canapés. Acabei por ficar com o bichinho da cozinha, passei a ver programas de culinária na televisão e quando a padaria fechou pensei que talvez fosse altura de criar o meu próprio negócio”, conta Tiago Ferreira.
Licenciada em Artes Gráficas, Isa Nobre juntou-se ao marido e passou a ser responsável pelo contacto com os clientes e pela comunicação da marca. Hoje em dia, o volume de produção aumentou de tal forma que também Isa mete as mãos na massa, tal como Tiago dá uma ajuda na parte administrativa da empresa.
O casal começou por vender em mercadinhos nocturnos nas Caldas da Rainha e também por encomenda. De início, além de bolachas e empadas, também confeccionava rissóis, croquetes e folhados, mas decidiu especializar-se nos dois primeiros produtos. Por esta altura fabrica ainda broas de Natal.
De legumes ou de frango, de cogumelos e bacon, de carapau de escabeche, de bacalhau, de atum com vinho tinto e de cogumelos e alho francês. São estes os sabores, alguns deles bem portugueses, que podemos encontrar nas empadas Gramas com Sabor. Quanto às bolachas, destaque para as tostadas de alfarroba, as leonores, as de laranja com sementes de papoila, as de manteiga de amendoim com chocolate, as de aveia e avelã e as de gengibre com melaço. As duas primeiras ganharam a distinção “Sabor e Qualidade” nas últimas edições da Feira dos Frutos.
Todos estes produtos são confeccionados de forma artesanal, sem a adição de corantes nem conservantes.
“São especiais porque são feitas com muito amor, acredito mesmo que esse seja o nosso ingrediente secreto. Além disso, tentamos adquirir ao máximo produtos da região, principalmente na Praça da Fruta, onde encontramos ingredientes muito bons, que desde logo contribuem para a qualidade do nosso produto”, realça Tiago Ferreira, acrescentando que está sempre à procura de novos sabores e novas técnicas. Mesmo no dia-a-dia – e como o processo é artesanal – raramente confecciona duas empadas exactamente iguais.

Gazeta das Caldas
As leonores (feitas com maçã desidratada e canela) ganharam o segundo lugar em sabor e qualidade na última Feira dos Frutos

A ESCOLHA DA PRAÇA DA FRUTA

Dos mercadinhos nas Caldas às vendas por encomenda, o casal precisava de se estabelecer num local físico para expor os seus produtos. Aconselhados por um amigo, experimentaram a Praça da Fruta. “Associávamos a Praça apenas a um mercado de frutas, legumes e frutos secos, por isso pensámos que não ia correr bem porque o nosso produto não se encaixava”, refere Isa Nobre, revelando que se nos primeiros meses vendiam apenas 37 euros por dia, hoje facilmente chegam aos 300 euros. É pois, na Praça da Fruta, que o Gramas com Sabor se encontra de sexta-feira a domingo, sendo que um dos próximos objectivos é alargar o seu horário a mais dois dias: quarta e quinta-feira.
Conhecidos não só pelas suas empadas e bolachas, Isa Nobre e Tiago Ferreira também são dois rostos muito presentes nas redes sociais, sobretudo através da publicação de vídeos em que promovem o mercado da Praça e as Caldas da Rainha. “Queremos levar as Caldas a meio mundo e também é isso que nos move: acreditamos que as empresas não são nada sem a cidade e que a cidade também não é nada sem as empresas, por isso todos devemos contribuir para a sua divulgação”, afirma Isa Nobre, que frequentou com o marido várias formações em Marketing para tirar o melhor proveito das redes sociais. No site do Gramas com Sabor (https://gramascomsabor.com/) existe loja online e também espaço para um blogue, actualizado regularmente pelo casal com conteúdos que se relacionam com o seu negócio.[showhide]

NOVA UNIDADE DE FABRICO

Até ao mês passado, Isa Nobre e Tiago Ferreira utilizavam a cozinha de sua casa para confeccionar as empadas e bolachas. A cozinha de seis metros quadrados cumpria todas as normas de higiene e segurança, mas tornou-se, com o passar do tempo, muito mais num espaço de trabalho do que de convívio. “A verdade é que já nem nos sentíamos à vontade para receber amigos e familiares em casa”, conta Isa, revelando que decidiram que estava na hora de investirem num novo espaço de fabrico este ano, enquanto participavam na Feira dos Frutos. “Tínhamos caixas e caixas de pacotes de bolachas que iam quase até ao tecto, percebemos que não podíamos continuar assim”, acrescenta.
O casal investiu 17 mil euros num espaço com 80 metros quadrados (que alugou na Rua do Funchal), adquirindo ainda material que estava em falta, como uma batedeira de maior capacidade, mais bancadas em inox, mais um forno, um abatedor de temperatura e uma laminadora. Se na antiga cozinha, Isa Nobre e Tiago Ferreira fabricavam cerca de 150 bolachas e 200 empadas por semana, na nova unidade de fabrico conseguem duplicar a produção. Embora este estabelecimento não seja uma loja (esta localiza-se na Praça da Fruta), os clientes encontram aqui mais um local onde poderão levantar as suas encomendas.
Cumprido este objectivo, no próximo ano o casal pretende fazer chegar os seus produtos às prateleiras das mercearias gourmet e criar mais um posto de trabalho. A longo-prazo, o sonho é internacionalizar a marca. “Não temos limites, apenas vamos dando um passo de cada vez. Acreditamos que podemos conseguir criar o império das bolachas e impadas”, referem.

[/showhide]

Loading

- Advertisment -

Edição #5625

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.