A Venezia, pastelaria icónica na Rua das Montras, nas Caldas da Rainha, reabriu no passado dia 17 de Setembro após ter estado fechada durante cerca de um ano. A pastelaria é agora gerida pelo Grupo Arcadas, que já tinha três pastelarias no concelho de Peniche.
Laura Ganhão, sócia-gerente do Grupo Arcadas, disse à Gazeta das Caldas que foi mantido o nome por ser uma casa icónica das Caldas, embora o negócio nada a tenha a ver com a anterior gerência do espaço. “Todas as pessoas me diziam que era muito triste esta rua não ter a esplanada porque dava dinâmica e vida a esta zona da cidade”, disse Laura Ganhão. O objectivo é que a Venezia volte a ter a dinâmica que já teve.
As três pastelarias que o grupo possui em Peniche têm em comum o nome Arcadas (Arcadas do Jardim, na Atouguia da Baleia, Arcadas do Mar, em Peniche, e Arcadas D’el Rei, na Serra d’el Rei). Aqui não fazia sentido mudar um nome com tanta tradição nas Caldas, realça Laura Ganhão, pelo que manteve o original e acrescentou apenas a designação Grupo Arcadas, para associar este novo espaço aos outros três.
A oportunidade de negócio surgiu por indicação dos antigos donos da Venezia. “Ofereceram-nos o negócio, conversámos todos em família e concordámos que seria uma boa aposta”, conta Laura Ganhão.
A negociação chegou a bom porto, por valores que a empresaria não quis divulgar. O investimento, com recurso à banca, incidiu na aquisição do direito de exploração, a licença para a esplanada e as obras. O espaço físico está alugado. Foram criados sete postos de trabalho. “Arranjar pessoal não é fácil, mas conseguimos uma boa equipa, o que é fundamental para fazer uma boa casa”, realça Laura Ganhão, acrescentando que serão necessários mais dois postos de trabalho, devido ao volume de movimento que a esplanada tem, que superou as expectativas iniciais.
Em termos de produtos, a Venezia tem a mesma oferta das suas novas congéneres de Peniche, com padaria e pastelaria de confecção própria. A empresa fez uma aposta forte também na cozinha, em refeições rápidas, com sopa e menu do dia, e também opções sempre prontas a sair, como hambúrgueres e sandes diversas. “Há muita afluência de pessoas que precisam de comer rapidamente e ir para os empregos e temos que ter uma capacidade de resposta rápida porque a esplanada é muito grande”, diz Laura Ganhão.
Outra aposta forte será nos gelados, que também são de confecção própria.
A Venezia terá como horário de funcionamento de segunda-feira a sábado entre as 8h00 e as 20h00.