Grupo Areeiro quer afirmar Frutol Zero junto de público mais jovem e consciente

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Na visita à empresa, os alunos puderam conhecer a história e a evolução da imagem da marca Frutol

Grupo caldense prepara entrada nas redes sociais com campanha para dar a conhecer refrigerante que responde às novas tendências de mercado

O Grupo Areeiro quer dar um novo impulso à marca Frutol e, para isso, está a promover um concurso com alunos da Escola Superior de Artes e Design das Caldas para lançar a empresa e a marca online, direcionando-se para um público mais jovem. Na passada quinta-feira, estudantes da ESAD foram conhecer as instalações e a história da empresa e, agora, vão desenvolver um projeto de comunicação para o Frutol Zero, que deverá estar online dentro de um mês.
Aquele refrigerante levemente gaseificado produzido sem adição de açúcares, foi lançado no mercado em setembro do ano passado, mas em plena pandemia o Grupo Areeiro teve dificuldades em implementá-lo no mercado, uma vez que um dos canais de distribuição por excelência, o da restauração, funcionou de forma condicionada e teve até períodos de encerramento.
A empresa caldense apresenta a bebida em dois sabores “diferentes e inovadores”, afirmou Sandra Lopes, diretora de marketing da empresa. A combinação laranja e maracujá apresenta um sabor mais forte, enquanto a combinação ananás e menta se apresenta como uma bebida mais leve. Tanto a combinação dos sabores, como o facto de não conter açúcares adicionados e a aposta em materiais 100% recicláveis nas embalagens procura “responder às novas tendências do mercado”, refere a profissional.
Outro dos objetivos da campanha do Frutol Zero é recentrar a marca como direcionada para um público jovem e ativo, mas também afirmá-la como uma marca local, “que seja conhecida por ser das Caldas da Rainha”, e pela forte preocupação nas questões da sustentabilidade ambiental.
Esta é uma nova e importante etapa da vida da Empresa das Águas do Areeiro, que já assinalou seis décadas de existência, ao entrar no mundo virtual. Atualmente, a única marca do Grupo Areeiro com presença online é a Água do Fastio – engarrafada pelo grupo em Terras do Bouro. Em finais de outubro o grupo terá presença mais alargada com um website dedicado e também redes sociais, nas quais se irá integrar este projeto para o Frutol Zero.
Trabalhar este projeto diretamente com alunos da ESAD é um fator muito positivo. “São duas entidades da cidade e faz sentido haver um trabalho de parceria, de modo a criar uma aproximação dos alunos ao meio empresarial”, realça Sandra Lopes. Ao mesmo tempo, a empresa coloca na criação da campanha de promoção deste novo produto um grupo cuja faixa etária faz parte do público alvo. “É importante saber o que eles gostam, tanto ao nível do produto, como da forma como o podemos comunicar”, afirmou, acrescentando que os alunos têm total liberdade no processo criativo.
Durante a visita, os alunos conheceram as instalações da empresa, passando por todos os processos de produção, desde a elaboração dos xaropes (a partir de concentrado de fruta), processos de controlo de qualidade, engarrafamento e expedição. E conheceram também um pouco da história da empresa, criada em 1961 por Domingo Perez, mas cuja atividade na família remonta a 1930, quando Serafin Perez Antunes começou a produzir refrigerantes em Lisboa.
Entre as principais preocupações dos estudantes estiveram a utilização de materiais reciclados e recicláveis nas embalagem e rotulagem, assim como a utilização de produtos naturais na receita das bebidas.
O lançamento da campanha e a entrega do prémio ao vencedor será realizada dentro de um mês e o vencedor receberá uma bolsa se estudo no valor de 500 euros. ■

Bebida sem açúcares adicionados é ponto de partida para redirecionar a marca caldense a público mais jovem