O Grupo Valouro inaugurou, no passado dia 6 de Dezembro, na Quinta da Freiria (Bombarral), uma nova unidade de produção de ovos para incubação, num investimento de um milhão de euros.
O investimento foi justificado pela empresa pela necessidade de aumentar a capacidade de resposta às encomendas em carteira. Esta unidade já se encontra em funcionamento há cinco meses e situa-se na freguesia de Roliça. Permite aumentar a produção do grupo em 30% já este ano e 50% nos próximos anos.
O grupo Valouro produz por ano 100 milhões de ovos de incubação.
A nova unidade é dotada de novos meios tecnológicos que permitem exportar ovos do dia, o que garante a máxima fertilidade dos embriões. Esta tecnologia assume maior importância tendo em conta que 60% da produção é escoada para o estrangeiro.
A nova unidade da Pinto Valouro emprega oito pessoas e é composta ainda por secções de embalamento e marcação dos ovos.
O Grupo Valouro ocupa o sétimo lugar da produção avícola europeia, tem um volume de negócios superior aos 300 milhões de euros e emprega 2.500 trabalhadores em 36 empresas. À reprodução avícola o grupo junta actividade na indústria de rações para animais, abate e transformação de aves, distribuição e comércio, produção agrícola e produção de fertilizante agrícola orgânico.
Recorde-se que o Grupo Valouro tem em processo de aprovação um projecto de reprodução avícola para a Quinta do Talvai, no Chão da Parada, com um investimento previsto na ordem de 1,5 milhões de euros.