Hava, uma concept store em pleno centro da cidade das Caldas

0
451

Hava abriu no final de 2022 no centro da cidade, é uma ideia de Renata Machado que tem foco na sustentabilidade

“A Hava Concept Store Slow . Mindful . Store foi desejada e concretizada em apenas um mês!”.Quem o diz é Renata Machado, a responsável por esta loja que abriu portas no final de 2022, em pleno centro da cidade, na R. Heróis da Grande Guerra nº 84, em frente à Sapataria BomTom.
A caldense, de 38 anos, é psicóloga e, com o pai, gere as lojas Lanidor (duas nas Caldas e uma em Peniche).A procura por escritórios fez com que Renata Machado visitasse o espaço onde antes funcionou o Jornal das Caldas e logo lhe surgiu a ideia de criar um novo espaço, situado no primeiro andar. “Enquanto consumidora sentia falta de um sítio onde pudesse comprar roupa confortável, que não fosse banal e que tivesse nota de diferente”, referiu a responsável, que conhece bem o mercado da moda feminina. Fulcral, para a empresária, era ainda que as marcas tivessem preocupações com metas europeias e que cumpram critérios relacionados com práticas mais ecológicas. Vende pois marcas reconhecidas no mercado europeu e que “dão garantias de qualidade, novidade e de stock. Muitas delas fabricam em Portugal”, acrescentou.
Nos acessórios, complementos e artigos para a casa, Renata Machado já consegue marcas nacionais e trabalha também com vários autores da região Oeste.
A cerâmica está representada pela Bolota, as peças de madeira são da Florirubrica e a joalharia de autor que está representada com propostas de Teresa Uva e de Raquel Poço.
Vendem-se também garrafas da 24 Bottles e artigos da Pegada Verde, que fornece produtos de marcas de todo o mundo que têm preocupações verdes.
“Para mim esta é uma loja de sonho, da qual me orgulho e acho que é igualmente boa para a cidade”, disse a empresária .
Muitas das clientes da loja da Hava, que significa existir, são estrangeiras que facilmente reconhecem o conceito e que se sentem ali bem. Muitos companheiros que as acompanham a esta concept store “já expressaram que também gostariam de ter o mesmo tipo de oferta para homem”.
Para se ter uma ideia dos preços, um vestido pode custar 80 euros, uma camisola, 100 e um casaco de agasalho, 200 euros.
A Hava vende Skunkfunk, uma marca que é a mais sustentável e green que têm à venda pois faz um rastreio de toda a pegada de cada peça, desde a escolha da matéria prima até à produção.
Quase todas as marcas têm sacos de embalagem que já são reciclados e “só essa preocupação já faz a diferença”. Outras propostas têm parte da coleção trabalhada com matéria orgânica ou com fibras recicladas e há um grande esforço para que possam ser mais verdes.
“Desta forma também dão segurança ao cliente. O que for aqui comprado tem uma pegada diferente”, disse a empresária. No entanto, Renata Machado não pretende ser fundamentalista, quer apenas garantir que na Hava se podem fazer compras “de forma consciente, com propósito e com algumas condições bem distintas dos outros sítios”.

Cuidados com o Bem-Estar
A Hava Concept Store não vende apenas roupa e accessórios. Segundo Renata Machado também se preocupa com o bem-estar e com o auto-cuidado. E, como tal, o espaço tem estúdios onde decorrem aulas de Yoga, Pilates e de Zumba.
“Como trabalhamos também com artistas já estamos a programar workshops de cerâmica e também de aguarela”, disse a empresária.
Na calha estão também sessões relacionadas com a cozinha, “sempre na ótica do saudável, mas também gulosa e com algum pecado”. Tal como em relação à roupa, que “é bonita, fashion mas ecológico”, a comida, saudável,também se quer com sabor.
“Também vamos apostar em workshops de bordados e haverá mais parcerias entre autores caldenses”, referiu Renata Machado,.
Na Hava, os clientes podem consumir de uma forma mais consciente e podem também abrandar o ritmo, sempre tão acelerado. Podem inclusive parar nas diferentes divisões para apreciar artesanato, roupa, acessórios ou experimentar uma aula relacionada com o bem estar.
Segundo Renata Machado esta loja tem portas abertas para receber projetos que tenham preocupações ecológicas. “Estarei sempre disponível para avaliar propostas”, rematou.
A Hava Concept Store – que assegura dois postos de trabalho – funciona de segunda-feira a sábado das 10h00 às 19h00 com pausa para almoço entre as 14h00 e as 15h00.■