O Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) está a vender uma moradia e um terreno loteado para a construção de 11 casas em Tornada, junto ao Bairro Social. O preço mínimo é de 143 mil euros. O concurso esteve aberto até ontem, 4 de Maio. A casa está fechada e terá que ser reabilitada. Estes imóveis já estiveram à venda anteriormente, mas nunca houve interessados.
O Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana abriu recentemente um concurso para venda de uma moradia e de um terreno loteado com projecto aprovado pela Câmara das Caldas para construção de mais 11 casas no Bairro das Casas Económicas, em Tornada. Este bairro situa-se na saída da estrada nacional 8 para o Bairro Social. O preço base está fixado nos 143 mil euros e o critério de adjudicação é o valor mais elevado.
O concurso esteve aberto até 4 de Maio e podiam concorrer pessoas individuais e colectivas. As propostas eram endereçadas à Direcção de Gestão do Sul, no edifício do IHRU, em Lisboa, ou enviadas por correio registado e com aviso de recepção.
A moradia unifamiliar (T3) situa-se na Rua Afonso Costa, nº4 e o IHRU salienta, na sua página da Internet, a proximidade com a EN8. Refere que “um alinhamento de pinheiros acompanha a via, estabelecendo uma barreira visual e sonora para com as moradias existentes”.
No regulamento o instituto esclarece que a casa foi entaipada e que o “interior encontra-se em mau estado de conservação, sendo de prever a total substituição das instalações elétricas, de águas e esgotos, assim como peças sanitárias, equipamento e armários de cozinha”.
Esta moradia foi utilizada no passado por arrendatários do Instituto de Gestão e Alienação de Património Habitacional do Estado (IGAPHE) e do IHRU, mas encontra-se desabitada desde 2008.
Em 2012 o IHRU promoveu um concurso para vender a casa, mas ficou deserto.
Já o terreno, de 4470 m2, está, segundo documento do IHRU, “parcialmente infraestruturado e com arruamento de acesso devidamente pavimentado”.
O comprador poderá efectuar alterações ao loteamento, estando sujeito a aprovação da Câmara.
Este terreno foi adquirido pelo Fundo das Casas Económicas nos anos 70 para ali construir o Bairro da Tornada. Apenas a primeira fase foi concluída e, com a extinção de vários organismos, o terreno chegou à posse do IHRU. Já atravessou dois concursos “que ficaram desertos por ausência de propostas”.
O IHRU esclareceu à Gazeta das Caldas que o actual concurso “tem registado vários pedidos de informação” e que o objectivo da venda é “a consolidação do tecido urbano do Bairro da Tornada, contribuindo para o desenvolvimento do conjunto urbano local”.
Reabilitar para arrendar
O IHRU assinou a 12 de Abril um protocolo com a Câmara de Alcobaça que tem como objectivo sensibilizar a comunidade para a importância da reabilitação urbana. Na assinatura foi dada a conhecer a linha de finaciamento “Reabilitar para arrendar” daquele organismo. Destina-se a edifícios com 30 ou mais anos que sejam reabilitados para arrendar como casa em regime de renda condicionada.