JN Center: 16 anos no apoio à sustentabilidade no setor agrícola

0
1788
Os irmãos João Oliveira e Natércia Oliveira criaram a empresa em 2009
- publicidade -

Empresa familiar foi fundada pelos irmãos João e Natércia Oliveira e tem vindo a crescer com uma solução integral para sistemas de rega

A JN Center, empresa especializada em sistemas de rega, tratamento de águas e energias renováveis, completou 16 anos de atividade no passado dia 9 de fevereiro. A empresa tem sido um aliado dos agricultores da região numa das grandes demandas do setor, a eficiência dos recursos hídricos e energéticos.
A empresa familiar foi fundada pelos irmãos João e Natércia Oliveira, impulsionada por necessidade pessoal e pelo espírito empreendedor dos seus fundadores. “Eu estava desempregada, depois de ter estado 17 anos na Coopercaldas e noutros sítios, e queria abrir um negócio, porque os nossos pais sempre tiveram um negócio”, conta Natércia Oliveira.
O irmão, João Oliveira, trabalhava na Câmara das Caldas, mas também já tinha tido outras experiências a trabalhar por conta própria e foi quem teve a iniciativa. “Desafiou-me para criarmos uma empresa na área da rega. E assim nasceu a JN Center, juntando a minha experiência na área da gestão e o conhecimento que ele tinha na área”, recorda Natércia Oliveira.
O primeiro espaço da empresa foi na Rua 31 de Janeiro, nas Caldas da Rainha. Em 2019 a empresa mudou-se para as instalações atuais, na Zona Industrial de Óbidos, criando melhores condições para o atendimento ao público, complementando o trabalho de campo na montagem dos sistemas. Neste, a empresa procura destacar-se tanto pela constante atualização ao nível da automatização, como pelo suporte técnico que presta após a obra entregue. “O nosso objetivo é garantir que os clientes tenham não apenas equipamentos de alta qualidade, mas também suporte técnico eficiente e rápido. Quando surge um problema, conseguimos responder rapidamente, muitas vezes no mesmo dia”, afirma Natércia”, reforça João Oliveira.
Além da loja física, a empresa expandiu os serviços. À instalação integral dos sistemas de rega, acrescentou os sistemas fotovoltaicos, que não só permitem gerar poupança aos agricultores com os custos energéticos, como são igualmente uma solução para um problema que muitos enfrentam, a colocação de energia nos terrenos, quando estes ficam em zonas mais remotas.
“Estamos empenhados em ajudar os agricultores a fazer uma gestão mais eficiente da água. Com os sensores de humidade e os reservatórios para aproveitamento de águas pluviais, conseguimos reduzir significativamente os consumos e melhorar a produtividade das plantações”, explica João Oliveira.
O trabalho que a empresa tem vindo a realizar, num serviço de apoio a um setor agrícola volátil e cujo investimento assenta muito na disponibilização de verbas dos programas de apoio, é validado por um crescimento que tem vindo a ser sustentado “no passa a palavra”, destaca Natércia Oliveira. “Os agricultores confiam no nosso trabalho e recomendam os nossos serviços a outros produtores”, acrescenta.
Atualmente, a JN Center já ultrapassou as “fronteiras” do Oeste, alargando a sua zona de influência. “Temos realizado projetos de grande porte em várias regiões, como no Alentejo e no Ribatejo, onde a escassez de água é um desafio ainda maior”, conta João Oliveira. Um dos setores em que a empresa tem tido solicitação é na cultura do sobreiro.
Após 16 anos de crescimento e inovação, a JN Center continua a olhar para o futuro com otimismo. A empresa planeia expandir ainda mais as suas operações, apostando na digitalização dos serviços e na melhoria contínua do atendimento ao cliente. “Ainda estamos pouco no digital, é algo que estamos agora a trabalhar, com a adesão ao programa Acelerar 2030, já nos foi atribuído o voucher”, aponta Natércia Oliveira.
Além dos irmãos e sócios, a empresa garante mais dois postos de trabalho diretos, e recorre a subcontratação quando necessita de mais mão de obra para os trabalhos de maior dimensão. ■

- publicidade -