A empresa caldense Lealmat – Materiais de Construção e Decoração S.A. realizou no passado dia 30 de Outubro uma acção ligada ao manuseamento e aplicação de peças de revestimento cerâmico de grande formato que juntou cerca de 100 profissionais da construção.
Catarina Leal, gestora da empresa, explicou à Gazeta das Caldas que o evento surgiu da necessidade de formar os aplicadores para o manuseamento deste novo formato de revestimento cerâmico. As peças, que podem atingir dimensões até 1,2 por 3,6 metros, ou seja, cobrem áreas significativamente superiores às convencionais, com espessuras bastante mais finas – a partir de 3,5 mm -, pelo que a sua aplicação e manuseamento são diferentes.
Neste evento, a Lealmat reuniu cinco marcas diferentes, incluindo o fabricante das próprias peças, assim como os de colas e betumes, maquinaria de acessórios de manuseamento e aplicação e também de limpeza e manutenção destas peças. A iniciativa contou ainda com demonstrações de máquinas de perfuração e corte mais pesadas, que utilizam uma nova tecnologia de baterias.
Catarina Leal disse que este evento teve como objectivo acompanhar a evolução dos produtos no sector da construção. “Estamos constantemente a ter formação interna para os nossos colaboradores e entendemos, desta vez, estender aos profissionais do sector que trabalham connosco, adicionando uma componente social de partilha e convívio”, disse.
O sector da construção tem vindo a crescer e Catarina Leal refere mesmo que existe actualmente “uma grande dinâmica”, tanto ao nível de volume de trabalho como na inovação que chega ao sector.
A Lealmat, que é uma empresa familiar que vai já em terceira geração, tem procurado acompanhar esta evolução. “Fazemos visitas a fábricas e mostras de produtos, e investimos tanto para ter os produtos em loja como para formar os nossos colaboradores”, destaca Catarina Leal.
A empresa, que tem sede e instalações na Zona Industrial das Caldas da Rainha, cobre todo o mercado nacional e exporta para vários países nos mercados europeu e africano e emprega 25 pessoas.