Caldas da Rainha tem desde o dia 16 de Abril uma loja de conveniência onde se pode encontrar comida, bebidas e artigos diversos todos os dias do ano, 24 sobre 24 horas. A 24Seven, nome bem sugestivo, funciona no n.º 95 da Rua Capitão Filipe Sousa.
As cinco máquinas de vending garantem o funcionamento contínuo da loja. E os produtos que oferece são bastante variados. Uma das máquinas tem comida quente, como hamburgueres, cachorros, bifanas ou kebab. Outra tem bebidas de café e achocolatados. As três restantes têm bolos, snacks, pastilhas, águas, refrigerantes e produtos de conveniência, entre os quais embalagens de cremes, desodorizantes, lenços de papel, isqueiros, murtalhas ou preservativos. Não estão disponíveis bebidas alcoólicas nem tabaco.
Diogo Tavares lançou-se nesta ideia como complemento ao emprego que já tem. “Há um franchising grande em Espanha e representa 80 das 100 lojas deste género que existem em Portugal”, disse Diogo Tavares à Gazeta das Caldas.
O jovem empresário teve contacto com um desses espaços, estudou a ideia e entendeu apostar, uma vez que nas Caldas da Rainha ainda não existia nada do género, apesar de já existirem em cidades vizinhas como Peniche, Alcobaça e Rio Maior.
Chegou a ponderar optar por um franchising, mas acabou por criar uma marca própria, que está devidamente registada. O investimento inicial, que preferiu não revelar, foi maior porque teve que adquirir as máquinas e adaptar o espaço – que é arrendado –, “mas pode ser mais rentável a longo prazo”, acredita.
A localização foi escolhida por estar próxima de escolas e de outros locais onde os jovens passam, também está perto de várias lojas, do Montepio Rainha D. Leonor, da rodoviária, do CCC e tem estacionamento próximo.
A 24Seven aposta em produtos de fornecedores regionais, na sua grande maioria, e também em preços unitários mais baixos do que é normalmente praticado neste tipo de espaço. “Por norma estas lojas têm três máquinas, aqui optei por cinco e a ideia é escoar mais produto”, afirma. Um café, por exemplo, custa 40 cêntimos.
As máquinas são antivandalismo e para garantir maior segurança o espaço é dotado de videovigilância.