Loja Sisil ofereceu festa popular à população no último dia de 2010

0
558
Kuo Yaho resolveu agradecer à população a boa forma como tem corrido o seu negócio

Há uma atitude diferente entre as novas gerações de empresários chineses que se instalam na cidade das Caldas da Rainha. Prova disso é a festa realizada a 31 de Dezembro, na loja Sisil, aberta há dois meses, junto à rotunda da EDP.
Kuo Yaho, 30 anos, é o responsável por este estabelecimento que durante toda a tarde do último dia do ano ofereceu  à população uma festa com churrasco ao ar livre, música e também insufláveis para os mais pequenos.
O grande armazém – que aposta sobretudo nas áreas do vestuário e do calçado – ainda realizou um sorteio entre os seus clientes, oferecendo electrodomésticos (um televisor LCD ou um computador i-Pad Tablet)  e cheques de compras com valores entre os 100 e os 15 euros.
Kuo Yaho, 30 anos, é natural de Wenzhou (sul da China), vive em Portugal há 10 anos e mudou-se para as Caldas em Outubro. Antes morou em França onde aliás estudou antes de se tornar importador. É casado com Zhang Jiajia de 26 anos e têm um filho com cinco, que frequenta o pré-escolar nas Caldas.
“Gosto de cá estar, fui muito bem recebido”, disse o responsável que negociava principalmente no Porto Alto, em Lisboa. Compra produtos na China, Itália ou França e fornece lojas chinesas e portuguesas também, sobretudo na área do calçado. “O produto português é muito caro, preferimos importar”, contou o empresário.
Segundo Kuo Yaho hoje o Natal é similar na China mas a passagem de ano é diferente pois o ano novo chinês celebra-se no início de Fevereiro. Mas na verdade  este responsável já guarda pouco das tradições do seu país pois foi criado em França.
Para o empresário, Caldas da Rainha “é um boa cidade comercial pois há muita gente, o que é bom para o negócio”, disse acrescentando que, até agora está satisfeito com a forma como lhe corre o negócio. Além das Caldas tem clientes dos concelhos em volta, como Bombarral, Peniche, Rio Maior, ou ainda Lisboa e até do estrangeiro. E como forma de lhes agradecer decidiu organizar esta festa no último dia do ano. Não faltou comida nem bebida a esta festa popular com vista a saudar o novo ano.
Kuo Yaho acha que entre as gerações mais novas há uma atitude diferente mais aberta e de integração nas comunidades onde se instalam e investem para se dar a conhecer.
A loja Sisil encontra-se num espaço arrendado “mais foi necessário investir cerca de 100 mil  euros para abrir a loja em condições”, contou o empresário. Kuo Yaho está a ponderar se irá abrir um outro espaço comercial na cidade.
O sorteio que realizou entre os seus clientes foi ganho por Raquel Fernandes e o segundo e terceiro prémio foi entregue a Antero Duarte.

Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt