Malas & Ideias expande negócio com loja online

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Loja virtual abriu no início do ano e junta-se às físicas na Benedita, Caldas da Rainha e no Carregado. Vendas já chegam aos mercados internacionais

A Pereira & Fialho, Lda, que detém as lojas de artigos de marroquinaria e acessórios de viagem Malas & Ideias, expandiu este ano o negócio ao mundo digital com uma nova loja online, que tem ajudado a rede a manter bons níveis de venda, apesar do período de pandemia.
A empresa, sediada na Benedita, foi fundada em junho de 2003 pelos irmãos Gil e Susana Fialho, que também gerem a JRF Fialho & Filhos, Lda, em continuidade do trabalho dos pais José e Conceição Fialho no fabrico de marroquinaria e acessória de moda.
A nova empresa foi criada para chegar diretamente ao público com as marcas de fabrico próprio (atualmente a Montado, a Erium e a Miss Mimmy), complementadas com marcas de outros fabricantes, incluindo as principais marcas a nível mundial nestes segmentos.
“Tínhamos a outra empresa direcionada para os clientes de revenda e com as lojas Malas & Ideias quisemos chegar diretamente ao consumidor final, perto da nossa sede, numa forma mais simples de apresentar todos os produtos que tínhamos para fazer as senhoras sonhar”, conta Gil Fialho, gerente da empresa.

Rede de lojas Malas & Ideias foi criada na Benedita em 2003 sob a empresa Pereira e Fialho, Lda e emprega atualmente
oito pessoas
em três espaços diferentes

A primeira loja surgiu, assim, na Benedita, mas a rede expandiu-se com mais dois espaços, um nas Caldas da Rainha e outra no Campera Outlet, no Carregado.
Agora, foi a vez de abrir uma porta para o mundo. “A ideia de termos uma loja online já tinha algum tempo”, refere Gil Fialho. Desde o primeiro confinamento a empresa começou a dar a conhecer os seus produtos online, através das redes sociais. A loja online, em malaseideias.com, surgiu no início desde ano, pouco antes do país voltar a ficar confinado. “Foi uma aposta que fizemos, nesta altura em que os negócios estão a mudar e que é preciso ir ao encontro do consumidor de outras formas”, realça o empresário, que considera que este acabou por ser um passo dado “de forma natural”.
Tanto para a empresa, como para o consumidor, a vantagem do online é que o produto está exposto e a loja aberta 24 sobre 24 horas, sem limites geográficos. “Com a loja online estamos a vender para todo o mundo”, diz Gil Fialho. A maior incidência é o mercado nacional, mas há um crescendo de procura de mercados internacionais, sobretudo nos países lusófonos e onde há comunidades portuguesas, “onde vendemos muito a nossa marca Montado, que é muito procurada pela utilização do tecido de cortiça”, nota o empresário.
As vendas online são reforçadas pelos diretos realizados através das redes sociais. “Os clientes gostam de ver as pessoas que estão por detrás da loja, interagimos com eles, e é uma forma de apresentar os artigos de forma mais completa”, diz Gil Fialho, acrescentando que o alcance orgânico tem sido cada vez maior, resultado das partilhas.
Os best sellers são as malas de senhoras e os artigos de viagem. “As pessoas querem viajar, voltar a ter uma vida normal”, salienta. Um dos pontos fortes é, por ter artigo em stock, o que nem sempre acontece com as lojas online, a disponibilidade é imediata e a entrega é feita em 24 horas. ■

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