Marco Galinha compra participações na Vasp e na Lusa por 3,35 milhões de euros

0
290

O Grupo Bel, detido pelo empresário beneditense Marco Galinha, acordou com a Impresa a aquisição das posições que o grupo de comunicação – que detém a estação de televisão Sic – detém na Vasp – Distribuidora de Publicações, SA e na Lusa – Agência de Notícias de Portugal, SA por um montante global de 3,35 milhões de euros.
Num comunicado enviado pela Impresa – Sociedade Gestora de Participações Sociais, SA à Comissão de Mercados e Valores Mobiliário (CMVM) a 4 de janeiro, a Impresa anunciou a assinatura, no último dia do ano passado, do acordo com a Páginas Civilizadas, Lda, empresa do Grupo Bel para a aquisição das ações naquelas duas firmas ligadas ao setor da comunicação.
A empresa liderada pelo empresário beneditense adquiriu 222 mil ações da Vasp, que representam 33,33% do capital da distribuidora de jornais e revistas, pelo preço unitário de 3,50 euros, numa operação no valor de 2,1 milhões de euros. A celebração do contrato definitivo ficará sujeita à finalização de uma auditoria contabilística e financeira, ao não exercício do direito de preferência por parte dos acionistas da Vasp e à não oposição à transação por parte da Autoridade da Concorrência, informa a Impresa.
O grupo liderado por Pinto Balsemão informou ainda a celebração do contrato promessa para a aquisição de 476.064 ações da Lusa, representativas de 22,35% do capital da agência noticiosa nacional, a um valor nominal de 2,50 euros, numa operação de 1,25 milhões de euros. Este negócio fica igualmente dependente de uma auditoria contabilística e financeira e à não oposição à transação por parte da Autoridade da Concorrência.
Marco Galinha reforça, assim, a sua posição no setor dos media, depois de em novembro do ano passado a Autoridade da Concorrência ter aprovado ao Grupo Bel o controlo exclusivo da Global Notícias – Media Group, que detém o Jornal de Notícias, o Diário de Notícias, a TSF e outros meios de comunicação social.
Fundado em 2001, o Grupo Bel agrega diversas empresas com presença reconhecida nos mercados nacional e internacional, atuando em oito grandes áreas de negócio, nomeadamente distribuição e vending, investigação, desenvolvimento e tecnologia, automação, indústria aeronáutica e aeroespacial, indústria metalomecânica, comunicação, marcas, soluções sustentáveis, imobiliário e mobiliário.