Na Berlenga a energia do Sol vai substituir a dos geradores a diesel

0
645
Os painéis ficarão numa zona rochosa na parte superior do bairro dos pescadores
- publicidade -

Está em curso um investimento de 350 mil euros em painéis fotovoltaicos para acabar com os geradores a diesel que fornecem energia à ilha da Berlenga.
Os painéis deverão ser instalados até ao final do ano numa área de 390 metros quadrados da ilha, numa zona rochosa, na parte superior do bairro dos pescadores e terá um sistema de armazenamento da energia e um equipamento que permite o controlo e a monitorização remotos.
Esta é uma iniciativa da EDP Distribuição com a Câmara de Peniche e pretende providenciar uma alternativa de energia sustentável, garantindo a qualidade do serviço e a redução das emissões de dióxido de carbono.
João Torres, presidente da EDP Distribuição, em nota de imprensa registou que “foi possível encontrar uma solução energética mais eficiente e sustentável a longo prazo”. Já Henrique Bertino, presidente da Câmara de Peniche, salientou a importância da Berlenga para o concelho. “Utilizar os recursos naturais para, de forma sustentável e eficiente, alterar radicalmente o modelo de produção de energia eléctrica na ilha é uma demostração inequívoca de como se pode contribuir para minimizar as alterações climáticas ao mesmo tempo que se melhora as condições de segurança e de fornecimento de energia eléctrica às populações”, realçou o autarca.

- publicidade -