
A Associação Empresarial de Óbidos – Obidos.com está a dinamizar uma candidatura no âmbito do turismo criativo e sustentável que tem por finalidade aumentar a estadia média dos turistas na região e a subida, na cadeia de valor, da oferta turística oestina.
O projecto, denominado My Oeste, ascende a 300 mil euros (85% financiados por fundos comunitários) e integra sete actividades, entre concurso de ideias, workshops, procura de boas práticas internacionais e a criação de um portal.
Actualmente os turistas ficam em média 1,3 noites nos hotéis da região, mas a associação empresarial quer aumentar esse número para, no mínimo, duas noites. Querem também combater o chamado “tour saloio”, em que os visitantes saem de Lisboa, onde estão hospedados, de manhã, depois passam por Óbidos, almoçam na Nazaré, seguem para Fátima e regressam a Lisboa, onde jantam e passam a noite.
“O Oeste é um destino e num destino permanece-se algum tempo, não se visita apenas”, defende o presidente da Obidos.com, Carlos Martinho, destacando que a região tem suporte que sustente uma estadia mais alargada.
Para promover a região ao nível do turismo criativo e sustentável, a associação empresarial fez uma candidatura a fundos comunitários, no valor de 300 mil euros (comparticipada a 85%), que está a desenvolver até Junho e que envolve sete actividades.
Foi lançado um concurso de ideias com o objectivo de promover o empreendedorismo jovem. Receberam 40 candidaturas de 18 escolas secundárias e do ensino superior, tendo sido selecionadas 15 candidaturas. Transformar antigos contentores marítimos abandonados nos portos da região em T’0s turísticos, criar restaurantes jangada na Lagoa de Óbidos e portais turísticos, são algumas das ideias a concurso. O prémio para as três propostas vencedoras será atribuído hoje, 2 de Março, integrado no seminário “Novos modelos de negócio no turismo”.
Os empreendedores com mais de 18 anos que tenham uma ideia de negócios relacionada com a produção de produtos ou a prestação de serviços na área do turismo, também a poderão ver concretizada.
A Obidos.com lançou o concurso Empreende’Oeste em que as 10 melhores ideias foram já selecionadas para realizar uma breve apresentação perante um júri, constituído por empresários e personalidades ligadas ao sector. No dia 8 de Março serão entregues os prémios às três melhores ideias de negócio, que poderão ainda vir a ser financiadas, ou ficar numa incubadora de ideias até que apareça um interessado ou os promotores arranjem financiamento, explicou Carlos Martinho.
Entre as actividades incluídas no projeto My Oeste, está também a realização de um estudo de benchmarking (busca de boas práticas) em três regiões europeias que têm vindo a desenvolver uma nova abordagem ao turismo criativo e sustentável. O estudo, que envolve as regiões da Toscânia (Itália), Biot (Riviera francesa) e Ibiza (Espanha), decorre até Maio e as conclusões serão apresentadas publicamente pelos parceiros e disponibilizadas no portal www.myoeste.pt. Os empreendedores interessados em iniciar uma actividade empresarial e necessitem de competências para melhorar a sua performance, poderão participar num fórum e ver as suas dúvidas respondidas por empresários com experiência. O objectivo é “pegar no conhecimento existente na região e disseminá-lo entre as pessoas”, explicou Nuno Mendonça, da Núcleo Inicial, empresa parceira da Óbidos.com e que candidatou o projecto a fundos comunitários.
“Tubarão” Tim Vieira fala sobre negócios no turismo
No âmbito do My Oeste serão realizados 12 workshops e seis seminários sobre empreendedorismo e turismo criativo e sustentável. O primeiro realiza-se hoje, 2 de Março, entre as 9h00 e as 18h00, no Espaço Ó e terá por temática “Novos modelos de negócios no turismo”, e entre os oradores estão o empresário e conhecido “tubarão” do programa televisivo Shark Tank, Tim Vieira. Serão também oradores Carlos Martinho, presidente da Obidos.com, José Coutinho, da LeaderOeste, Paulo Simões, primeiro-secretário da OesteCIM, Miguel Silvestre, director do Parque Tecnológico de Óbidos, Leonardo Lino, empreendedor da startup Porter, e Nuno Mendonça, director da Núcleo Inicial.
A 4 de Março à tarde realiza-se o workshop “empreendedorismo inovador”, que terá como orador Daniel Pinto, director da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste. Já a 17 de Março, entre as 9h00 e as 13h00, terá lugar o workshop “Inteligência competitiva: competitividade& sustentabilidade”, com a participação de Humberto Marques, presidente da Câmara de Óbidos, e Almerindo Almeida, docente da ETEO. Da parte da tarde será dado destaque às oportunidades em novos negócios, com a presença de Telmo Faria, empresário e ex-presidente da Câmara de Óbidos, Marco Galinha, empresário e Paula Carvalho, psiquiatra. F.F.