A nova direcção da Obidos.com, encabeçada pelo empresário Carlos Martinho, quer criar estratégias associativas e empresariais que passam pela formação, angariação de novos sócios, criação de um site e o relançamento da Associação de Turismo de Óbidos. Esta a resposta para fazer face “ao marasmo”, segundo o seu presidente, em que a associação esteve mergulhada nos últimos anos.
A tomada de posse decorreu no passado dia 13 de Outubro e, na cerimónia, o responsável falou da intenção de alterar o nome da Obidos.com de “Associação Empresarial do Concelho de Óbidos” para “Associação Empresarial do Oeste”.
A Obidos.com quer fazer renascer a ATO – Associação de Turismo de Óbidos, criada há oito anos mas que nunca chegou a funcionar em pleno. Esta associação teve como fundadores a Câmara, a Obidos.com, a empresa municipal Óbidos Patrimonium e as empresas detentoras dos empreendimentos turísticos Praia D’el Rey, Bom Sucesso, Quintas de Óbidos e Royal Óbidos, mas deixou de funcionar pouco tempo depois, altura em que foram criadas as novas entidades regionais de turismo (e extinta a Região de Turismo do Oeste). A par disso a crise económica afectou alguns dos resorts envolvidos.
A nova direcção da associação empresarial quer agora reactivá-la e vai criar um grupo de trabalho para que esse funcionamento possa ser uma realidade a partir do início de 2018.
O REGRESSO DE ANTÓNIO CARNEIRO
De acordo com Carlos Martinho, pretende-se criar uma “Região de Turismo do Oeste em ponto pequeno”. Para integrar o grupo de trabalho foi convidado o antigo presidente da região de turismo, António Carneiro. “Trata-se de um homem de muita sabedoria ao nível do turismo e que nos vai ajudar a alavancar a ATO”, disse à Gazeta das Caldas.
A nova associação apostará na formação, participação em feiras internacionais e na atracção de mais turismo para o concelho.
O primeiro projecto da Obidos.com a dar nas vistas é o portal My Oeste, que consiste numa plataforma que oferece informação sobre comércio, transportes, hotelaria e actividades culturais, e através da qual a associação vai passar a comunicar com a comunidade.
Este portal vai também reunir várias escolas através de um concurso de ideias ligadas ao turismo criativo e sustentável. Actualmente já integra 10 estabelecimentos de ensino e um total de 1800 alunos, que são convidados a inventar novos produtos, ferramentas e projectos. Os melhores serão premiados e, para além disso, as ideias serão vendidas ou retidas numa incubadora para mais tarde serem aplicadas.
A Obidos.com tem outro projecto destinado a apoiar empresários ligados ao turismo, nomeadamente no apoio a melhorias nos hotéis e residenciais. Um técnico irá fazer uma avaliação dos estabelecimentos, identificar o que está mal e trabalhar no sentido de os ajudar a melhorar.
Na cerimónia da tomada de posse, Carlos Martinho salientou que pretende fazer desta associação empresarial uma marca de referência nacional, fidelizar as empresas da região e mudar o nome da Obidos.com de “associação empresarial do concelho de Óbidos” para “associação empresarial do Oeste”. Quer também voltar a estar presente nas assembleias gerais de diversas entidades e apostar na formação empresarial.
AUMENTAR OS ASSOCIADOS
A responsabilidade social não foi esquecida, com a realização de um jantar de Natal solidário, em que os lucros irão reverter para uma família carenciada do concelho identificada pelos serviços sociais. A Obidos.com irá acompanhar outros casos que necessitem de intervenção nesta área e aderir a campanhas de solidariedade nacionais, assim como criar uma árvore de Natal, que irá receber produtos que serão depois distribuídos pelas famílias mais desfavorecidas.
Actualmente a Obidos.com tem pouco mais de 300 sócios, mas a nova direcção pretende aumentar este número. Carlos Martinho diz que compreende que os associados tenham vindo a perder o interesse pois a associação, que era liderada pelo advogado Luís Cajão, nos últimos anos “estava mergulhada num marasmo” e oferecia poucas respostas. O responsável disse ainda que conta com a colaboração de todos, nomeadamente da Câmara, empresários, comerciantes, agricultores e prestadores de serviços, para implementar os projectos previstos.
O presidente da Câmara, Humberto Marques, disse estar ao lado da associação e destacou a “visão clara e de atracção de investimento” de Carlos Martinho. Realçou a aposta que está a ser feita no apoio ao turismo e referiu que este é um sector que activa todos os outros. “O turismo será um denominador comum para o desenvolvimento de qualquer actividade económica”, disse.
O autarca reconheceu que há coisas que têm que mudar dentro da própria vila, como é o caso da forma de expor os produtos, de comunicar com o cliente e da venda de produtos identitários da região.
Associação de Óbidos quer passar a ser do Oeste
A Óbidos.Com pretende alterar o seu nome de “Associação Empresarial do Concelho de Óbidos” para “Associação Empresarial do Oeste”, dado que tem associados de vários municípios da região.
Recentemente também a ACCCRO – Associação Comercial dos Concelhos das Caldas da Rainha e Óbidos passou a chamar-se Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste. Questionado pela Gazeta das Caldas sobre a alteração para a nomenclatura Oeste também da associação obidense, o presidente da ACCCRO, Paulo Agostinho, disse não querer fazer um comentário relativamente à Obidos.com, a qual não integra.
Já Sérgio Félix, secretário geral da AIRO – Associação Industrial da Região Oeste, salientou que a sua associação tem vindo nos últimos quatro anos, em conjunto com várias associações oestinas, a desenvolver esforços de união associativa tendo sido criada a 18 de Julho de 2017 a FAERO – Federação das Associações Empresariais da Região Oeste.
“O trabalho em rede entre as várias associações existentes num sentido de complementaridade é o caminho a seguir e não o de sobreposição”, conclui.