Oeste ultrapassa pela primeira vez a centena de empresas PME Excelência

0
155

A região Oeste tem um novo recorde de empresas PME, na lista divulgada no final da semana passada pelo IAPMEI. São, no total, 107 as empresas que receberam esta distinção que premeia o bom desempenho das pequenas e médias empresas nacionais ao nível da gestão e da saúde financeira, com um aumento de 25,9% em relação ao anterior máximo, registado no ano passado.
O título de PME Excelência deste ano é atribuído a partir da análise dos dados de gestão financeira das empresas relativo ao ano de 2019, ou seja, pré-pandemia, e é mais um indicador da fase positiva que a economia da região vinha a atravessar.
Da análise por setores de atividade, há empate técnico na região entre o comércio e a indústria, com 27 empresas cada, um pouco mais de metade do total das empresas que mereceram o título de PME Excelência 2020. Segue-se o turismo com 19 empresas, que representam 17,8% do total, e a construção com 14 (13,1%). Os serviços, a agropecuária e os transportes estão representandos com nove, oito e três empresas, respetivamente.

Distinções aumentaram mais de 25% em relação ao ano passado

Alcobaça destaca-se
No que à distribuição por concelhos diz respeito, Alcobaça destaca-se de forma considerável na dianteira entre os concelhos do Oeste, com 29 empresas galardoadas, quase o dobro de Torres Vedras, o segundo concelho mais representado. Alcobaça tem mais quatro empresas na lista deste ano em relação à do ano passado, enquanto Torres Vedras decresceu em igual número.
No concelho de Alcobaça destaca-se a indústria, com 15 das 29 empresas (mais do que a combinação de todos os restantes concelhos). Há representantes da indústria extrativa e da transformadora nas mais diversas áreas, nomeadamente alimentar, embalagens, carpintaria, cerâmica, transformação de pedra e moldes.
Nas Caldas da Rainha regista-se, também, um novo máximo de PME Excelência, com um total de 12. E é o comércio que se destaca, com metade do total das empresas, seguindo-se o turismo com quatro empresas. A construção e os serviços têm uma empresa cada.
Além das Caldas e Alcobaça, Peniche (10), Nazaré (7), Alenquer (7), Bombarral (6) e Cadaval (3) também registam novos recordes de empresas PME Excelência.
Peniche mantém-se como o quarto concelho mais representado na lista, enquanto a Nazaré, que no ano passado não teve qualquer empresa galardoada, divide o quinto lugar com Alenquer.
Óbidos mantém o mesmo número de empresas distinguidas, cinco. ■