Pão de Açúcar é o supermercado mais barato das Caldas segundo a Deco

0
660
- publicidade -

Uma investigação realizada pela revista “Proteste”, da Deco, revela que o supermercado Pão de Açúcar, a funcionar no Vivaci das Caldas da Rainha, é o que tem os preços mais baratos do distrito de Leiria e da região Oeste.
A publicação da Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores visitou 549 lojas de 104 concelhos e comparou 67.782 preços para dois cabazes. No distrito de Leiria foram visitados supermercados dos concelhos de Leiria, Alcobaça, Bombarral, Caldas, Marinha Grande, Peniche e Pombal, mas Óbidos não foi.

Foi atribuída uma ponderação diferente a cada produto, consoante o peso no orçamento familiar (de acordo com parâmetros usados pelo Instituto Nacional de Estatística) de forma a que as lojas que vendem os produtos mais consumidos com um preço inferior ficam melhor classificadas.
O primeiro cabaz tem 100 produtos de características definidas destinado a quem privilegia as marcas e que representa o consumo de uma família média portuguesa, em gorduras, lacticínios, charcutaria, bebidas, higiene pessoal, limpeza da casa,  fruta e legumes, peixe, aves, carne de porco e vaca.
A revista refere que o objectivo do estudo foi contribuir para que os portugueses possam “encher a despensa ao melhor preço”.
Há casos em Portugal onde a poupança pode atingir mais de 800 euros. Por exemplo, para uma despesa mensal de 250 euros, quem se abastece no El Corte Inglés de Vila Nova de Gaia, poupa 812 euros por ano se optar por comprar os mesmos produtos no hipermercado Jumbo na mesma cidade, diz a Deco.
O índice 100 é usado para a loja mais barata e os outros são calculados a partir deste. Assim, o índice 120 quer dizer que é 20% mais caro. O distrito de Santarém e o Concelho de Torres Novas (com o Intermarché com os preços mais baixos) são aqueles onde se encontram os melhores preços, na base 100. Em contrapartida o distrito de Bragança é onde os preços são mais elevados em média.
O Pão de Açúcar das Caldas obteve 103 no total, sendo que o sector da Mercearia e Drogaria tem 104 e dos Frescos 103. O segundo melhor resultado nas Caldas da Rainha foi obtido pelo Modelo, com 108 no total, seguido do E. Leclerc (110) e Intermarché (111).
O Pingo Doce (na rua Vitorino Fróis) e o Ponto Fresco empataram no total com 113, embora este último apresente índice de 118 nos Frescos. O Aldi em frescos é o mais caro com 139.
Em Alcobaça o índice de preços mais baixo é o do Intermarché da Benedita (110), no Bombarral é o Modelo (110) e em Peniche o Pingo Doce (111).
O Jumbo de Torres Vedras, o mais barato daquele concelho, tem um índice de 109, apesar de pertencer ao mesmo grupo (Auchan) que o Pão de Açúcar das Caldas.
O segundo cabaz inclui 81 produtos e representa quem opta pelo preço mais baixo, especialmente produtos brancos e exclui a carne, peixe, frutas e legumes. Neste caso, os resultados são apresentados a nível nacional, por cadeias de supermercados e o vencedor é o Aldi (100), seguido do Mini-Preço (105) e do Modelo (108).

- publicidade -