Parque temático dedicado aos Descobrimentos previsto para o sul do Oeste

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notícias das Caldas
A maquete do que pode vir a ser um parque temático com forte impacto em Lisboa e na região Oeste

Um parque temático dedicado à epopeia de Portugal e dos portugueses no século XVI, denominado Lusolândia, vai nascer numa quinta de 125 hectares que abrange os municípios de Alenquer e Azambuja.
Já classificado de PIN (Projecto de Potencial Interesse Nacional), o projecto – que representa um investimento de 255 milhões de euros – possui vários anos, mas foi suspenso por se encontrar em terrenos circundantes ao que teria sido o novo aeroporto da Ota. O abandono daquela localização para o futuro aeroporto de Lisboa levou a que o parque temático ganhasse agora um novo fôlego.

O projecto de execução está a ser realizado nos EUA por antigos técnicos da Disney e da Universal Studios. De acordo com o presidente do Turismo do Oeste, António Carneiro, neste parque dedicado aos Descobrimentos haverá várias áreas temáticas e poderão ser visitados vários continentes, celebrando a chegada dos portugueses a África, Índia, Macau, Japão, Brasil e Américas.
António Carneiro salientou que Basílio Horta (presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e agora cabeça de lista do PS pelo distrito de Leiria) reuniu recentemente com o investidor português, António Domingos, manifestando-lhe todo o apoio para a captação de investimento por parte da agência a que preside, o que leva este responsável a acreditar que “o projecto é para fazer, e será muito útil para a região”.
Em declarações à Gazeta das Caldas, António Domingos, que é o promotor do projecto, disse que se tudo correr bem, o parque temático poderá ser estreado em 2014.
Este empresário tem negócios na área do imobiliário, hotelaria e vinhos e justifica este investimento numa época de crise com duas palavras: “atrevimento e intuição”.
A concretizar-se este projecto, as Caldas da Rainha e toda a região poderão sair beneficiadas, sobretudo ao nível da criação de empregos (nomeadamente pessoal especializado de cursos criativos da ESAD) e também ao nível da atracção de novos visitantes caso haja capacidade de criar eventos e pontos de interesse para os mesmos.

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RAINHA GOLF É DETERMINANTE

O presidente do Turismo do Oeste, que participou no passado dia 27 de Abril na conferência “Inovar, Pensar Oeste” (ver caixa), no CCC, disse ainda, à margem do evento, que “é determinante” para as Caldas a construção do Rainha Golf, o empreendimento previsto para a área junto à Estrada Atlântida, cujo plano de pormenor foi aprovado recentemente.
“Tenho alguma preocupação com as Caldas porque não tem o produto turístico que muita gente pensa que tem”, disse o responsável, chamando a atenção para a necessidade de fixação de pessoas nesta região durante todo o ano.
António Carneiro considera que com a abertura do Hotel Sana Silver Coast (Hotel Lisbonense), a cidade fica com uma oferta hoteleira muito substancial e realça que “há alguns tabus que têm que ser vencidos”, nomeadamente um melhor aproveitamento dos eventos de Óbidos. E deu mesmo exemplos: o empreendimento turístico Campo Real (Torres Vedras) situa-se a mais de 30 quilómetros e na altura do Festival de Chocolate tinha programas no hotel associados a este evento.
Este responsável diz que está optimista quando ao futuro da unidade hoteleira que se vai instalar no antigo Hotel Lisbonense porque “trata-se de um grupo muito profissional e com muita experiência, com clientes fidelizados e que pode fazer funcionar o hotel dentro da sua cadeia”.
O presidente do Turismo do Oeste disse ainda que o parque museológico das Caldas será um contributo precioso, mas “pior é quando as pessoas pensam que esse parque, por si só, atrai turistas. Dificilmente terá essa capacidade, a não ser que tivessem muito dinheiro para o promover”.
A chegada de um resort vem introduzir outra dinâmica. “Óbidos já criou destino, mas não tem um número de campos de golfe suficientes”, disse, acrescentando que caso seja criado o campo de golfe nas Caldas, o Golden Eagle, em Rio Maior será o principal prejudicado, pois é quem actualmente serve “um pouco de muleta” à Praia d’el Rei e Bom Sucesso.
Apesar da construção de um campo de golfe na primeira fase da construção do empreendimento ter sido uma exigência para a aprovação do plano de pormenor, António Carneiro alerta para a necessidade de haver alguma flexibilidade, tendo em conta a actual situação económica do país.
“Mais importante do que as fases, é que o empreendimento se faça”, destacou.

 

Oeste Activo participa em workshop de gastronomia e vinhos

O movimento Oeste Activo reuniu mais uma vez, no passado dia 13 de Abril, desta feita no pólo caldense da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, num workshop de dinamização do projecto.
O desenvolvimento da Marca Oeste Activo foi abordada por Américo Mateus, professor de uma unidade de investigação do IADE e o grupo de trabalho da Responsabilidade Social efectuou a apresentação do seu projecto.
Foram ainda efectuadas reuniões rápidas entre os vários grupos para promover a interacção e potenciar o desenvolvimento de novas ideias. À noite decorreu um workshop de gastronomia e vinhos, com a visualização da confecção do menu no anfiteatro técnico da escola, seguido de jantar. A ementa foi preparada pelos alunos do terceiro anos das turmas de Cozinha e do segundo ano de Restaurante/Bar com a coordenação dos chefes Gonçalo Melo e Rui Filipe.
O movimento “Oeste Activo” é uma iniciativa, promovida pela AIRO (Associação Industrial da Região Oeste) que conta com a participação voluntária de profissionais, das mais diversas áreas, que partilham o objectivo de contribuir para o desenvolvimento da região.
Este grupo gerou uma visão estratégica para o desenvolvimento sustentado e a inovação do território empresarial do Oeste, com base na metodologia cientifica Ideas(r)evolution da unidade de investigação do IADE.
Nesse âmbito têm sido dinamizados vários workshops criativos de diagnóstico, idealização  e sistematização das ideias para a construção da estratégia de intervenção cívica, dinamização dos negócios e a melhoria da qualidade de vida das pessoas desta região.
“O grande objectivo desta intervenção é a criação de uma cultura criativa, transferida para as pessoas, que alimente em contínuo o esforço de inovação necessário para a sobrevivência  dos negócios nos dias de hoje”, refere Sabrina Ribeiro, deste movimento.

 

António Carneiro considera “deselegante” as afirmações de Pedro Machado

“O Dr. Pedro Machado tem 40 anos, é um dos possíveis nomes para futuro Secretário de Estado de Turismo, e ele estava a falar para o seu partido [PSD]”. É desta forma que António Carneiro responde ao presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro que sugeriu recentemente a extinção dos pólos turísticos numa lógica de racionalidade na gestão pública.
O responsável pelo Turismo do Oeste considera “deselegante” a forma como o seu colega falou, salientando que este poderia dizer que querem voltar a discutir a reorganização turística. “Eu também acho que há pólos que não deviam de existir e há outros que deveriam ter permanecido”, disse, dando o exemplo do Minho, que era uma marca forte. Na sua opinião, a acontecer um reagrupamento, o Oeste poderá fundir-se com o Vale do Tejo, ao passo que Leiria “desaparece como região e pólo, o que é uma situação complicada”, diz.
António Carneiro diz que pode e deve voltar a discutir-se a reorganização turística mas que se discuta também as suas fontes de financiamento.

 

Produtos tradicionais usados de forma inovadora

Bacalhau com grão, uma receita tipicamente portuguesa, mas cozinhada de maneira sofisticada pelo Chefe Cozinheiro do Ano 2009, foi a proposta que deixou “com água na boca” os participantes que assistiam a uma demonstração dos Sabores d’Oeste. O chefe Igor Martinho, foi um dos participantes da conferencia “Inovar, Pensar Oeste”, organizada pela turma de Operações Turísticas e Hoteleiras da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), que decorreu na passada quarta-feira no CCC.
Natural de Arrouquelas (Rio Maior), é actualmente chefe executivo do restaurante Hemingway na marina de Cascais, e possui um outro na sua terra natal (Igor Martinho.com). O jovem, de 26 anos, realçou que gosta de confeccionar cozinha portuguesa e, na cozinha improvisada no palco do CCC, utilizou alguns dos seus ingredientes preferidos, os coentros, azeite, alho e flor de sal.
Momentos antes, o mesmo palco tinha sido ocupado por Paulo Ramos, responsável pela Cocktail Academy. O bartender reconhecido pela International Bartenders Association (IBA) apresentou, de forma divertida, as novas tendências de bar e do serviço de bebidas. Paulo Ramos confeccionou, e deu a provar, algumas bebidas confeccionadas com produtos tradicionais, como foi o caso da ginja de Óbidos e a maçã.
Já no período da manhã, o presidente do Turismo do Oeste, António Carneiro, tinha incentivado os alunos a continuar a fazer  os pratos genuinamente portugueses, embora aceite a tendência do Turismo de Portugal de promover a nouvelle cuisine.
Convidado para falar sobre a região de turismo, caracterizou o Oeste como um território com uma ruralidade muito moderna, que se assemelha à Toscânia italiana. “Seria um erro tremendo se fôssemos um país de turismo, este tem que ter um peso q.b.”, disse, mostrando-se contra a sua massificação.
A conferencia “Inovar, Pensar Oeste” foi o culminar de um trabalho de quatro meses, que envolveu 14 jovens de forma intensa. A assistir estiveram alunos das escolas de hotelaria e turismo de Coimbra e Santarém, Escola Superior de Tecnologia do Mar de Peniche, da ETEO e da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, empresários, professores e pessoas com interesse na área.
“Na organização tivemos algumas dificuldades, mas era esse o intuito, que os conseguíssemos ultrapassar”, explicou Paula Chaves, da organização. De acordo com a jovem aluna, natural da Ericeira, a parte da prática dos conhecimentos adquiridos em aula revelou-se um experiencia muito gratificante, “e recompensadora do nosso trabalho”.
Os jovens, vão este ano entrar no mercado de trabalho. “A escola de hotelaria prepara-nos imenso para a prática, assim como os estágios”, revela Paula Chaves, que já tem traçado o seu destino: trabalhar no Sheraton Porto, a unidade hoteleira onde estagiou.
Este foi o primeiro grande evento da escola realizado fora de portas e deverá ter continuidade no próximo ano. O grupo tem também uma plataforma na internet, a oesteventum.com, que é actualizada em permanência e pretende ser um veículo de reflexão e transmissor de mensagens de teor turístico e informação bibliográfica.

 

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