Pastelaria Modelo da Benedita premiada em concurso de doçaria

0
86

O bolo ferradura, ou bolo do noivo, da Padaria Pastearia Modelo da Benedita foi premiado com uma medalha de ouro na 10ª edição do Concurso Nacional de Doçaria Simples, promovido pelo CENMA e pela Qualifica/oriGIn Portugal. O doce, produzido há mais de 50 anos pela Modelo foi destacado pelo seu sabor “doce com canela e erva doce” e o seu aroma “suave”.
A Padaria Modelo já tinha sido premiada no concurso do bolo rei tradicional, com o bolo rei, o bolo rainha e o bolo rei escangalhado no concurso realizado no final do ano passado.
A mesma distinção mereceu a arrufada da Padaria A Caravela do Pão, de Rio Maior. A nota do juri destacou que este pão doce fofo é “aromatizado com limão e polvilhado no seu topo com uma mistura de açúcar e côco ralado”.
Além destes dois estabelecimentos da região, o concurso organizado pelo CNEMA e pela Qualifica oriGIn Portugal também atribuiu duas distinções à empresária Silvina Moreira, proprietária do Doce da Bina, em Azeitão. O Esses de Azeitão produzidos pela doceira, natural da Nazaré, mereceram não só a medalha de ouro, como foram também considerado o melhor dos melhores na escolha do juri, que considerou que aquele doce tradicional se distingue “pela textura, aroma intenso a canela e pela forma crocante como se desagregam na prova”.
Os Esses de Azeitão, assim como as compotas produzidas com a marca Doce da Bina têm, de resto, granjeado diversos prémios em concursos nos últimos anos. ■