Apesar do mau ano agrícola que levou a uma quebra de 20% na produção, as exportações de Pera Rocha ultrapassaram os 70 milhões de euros entre Janeiro e Novembro de 2018 (menos 15% face ao período homólogo do ano anterior), refere a Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha (ANP) em nota de imprensa.
O presidente da associação, Domingos dos Santos, diz que “mesmo com os efeitos das alterações climáticas e a instabilidade económica e política no Brasil, as exportações não caíram tanto como a produção”. Receava que a “quebra fosse maior, mas conseguimos garantir o escoamento para os mercados externos”, refere, acrescentando que para este ano, a associação mantém o objectivo de chegar aos 100 milhões de euros de exportações.
O Brasil, Reino Unido, França, Alemanha e Espanha são os principais mercados da Pera Rocha e absorveram 89% do valor das exportações entre Janeiro e Novembro de 2018. O mercado alemão representou, neste período, 7,4 milhões de euros, informa a ANP.
Na última campanha, a produção total dos 29 associados da ANP, que representa 86% da fileira da Pera Rocha, atingiu as 142 mil toneladas.
Promoção externa
A ANP marcou presença, pelo segundo ano consecutivo, na Semana Verde de Berlim, que decorreu entre 18 e 27 de Janeiro, e que é uma das mais importantes feiras internacionais dedicadas à alimentação e agricultura, Nessa participam de 1600 empresas e organizações de todo o mundo e conta com cerca de 400 mil visitantes. A presença no certame tem por objectivo divulgar a pera Rocha junto dos consumidores alemães, aumentar a visibilidade além-fronteiras desta fruta portuguesa e reforçar as exportações em cinco destinos estratégicos: Alemanha, Brasil, Espanha, França e Reino Unido.
Também no âmbito do projecto “Promoção da Pera Rocha nos Mercados Externos”, a ANP volta a fazer-se parceira da TAP para dar a degustar esta fruta aos passageiros da companhia aérea portuguesa, entre os dias 16 e 30 de Janeiro. A pera é o ingrediente principal das sobremesas servidas a bordo dos voos com origem e destino nos mercados estratégicos da ANP, confecionadas pelos chefs portugueses Henrique Sá Pessoa e Vítor Sobral.
Ao todo são confeccionados três mil quilos de pera para oferecer aos passageiros que voam para ou desde Alemanha, Brasil, Espanha, França e Reino Unido, num total de perto de 1260 voos.
Este projecto de promoção da Pêra Rocha tem um investimento global 431 mil euros, dos quais 85% são financiados pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e inclui a realização de acções de promoção e comunicação.