Quinta do Gradil lança o primeiro 100% Malbec rosé de Portugal

0
615

A Quinta do Gradil, do grupo Parras Wines, acrescentou uma nova referência à gama Saltimbancos, um vinho rosé, 100% Malbec, o primeiro em Portugal, numa edição limitada a 800 garrafas numeradas.
A Malbec é um tipo de uva francesa, que encontrou condições ideais de clima e solos na Argentina, onde ganhou fama mundial e se tornou conhecida pelos seus vinhos tintos de perfil mais intenso e “selvagem”. “No terroir atlântico da Quinta do Gradil, porém, quando bem trabalhada na vinha e na adega, ela transforma-se, oferecendo fruta expressiva e muita elegância”, refere a Quinta do Gradil, que assim assumiu o desafio de produzir o primeiro Malbec rosé de Portugal.
“Já trabalhamos com Malbec há vários anos, mas sempre integrado em lote”, por não se enquadrar no perfil de vinhos tintos varietais da Quinta do Gradil, refere a empresa. No entanto, a equipa de enologia tomou a decisão de fazer o primeiro ensaio e isolar a casta para um rosé Malbec. “Trabalhada com curto contato com as películas, descobriu-se um rosé com uma personalidade própria, muito frutado e aromático, com cor framboesa, boa estrutura e equilíbrio, perfeita acidez e muito gastronómico”, acrescenta, sublinhando que o resultado se trata de uma “muito agradável surpresa”.
O novo néctar é fermentado em cubas de inox, onde estagiou durante 6 meses sobre as borras totais. “Na nota de prova, revela ser um vinho ligeiramente rosado na cor. No nariz muito fresco, sugestões de cereja e framboesa, com um final ligeiro a hortelã pimenta. Na boca, de bastante volume, mostra-se untuoso, com acidez vibrante e um final ligeiramente apimentado”, descreve a Quinta do Gradil.
O projeto Saltimbancos nasce de ensaios realizados na adega da Quinta do Gradil, que originam vinhos únicos e diferenciadores. Durante a vindima são selecionadas uvas que graças ao seu estado fitossanitário e prova organolética dão indicação de que poderão vir a dar origem a um vinho especial.
A sua vinificação é acompanhada com especial atenção e, caso o resultado obtido seja excecional, são engarrafados como representantes da gama Saltimbancos, em edições limitadas até 1500 garrafas, de modo a apelar ao apreciador e colecionador exigente. ■