Recriada antiga taberna às portas da vila de Óbidos

0
3379
A equipa do Pasto da Vila junto ao forno onde é cozido o pão - Fátima Ferreira
- publicidade -

Nos jardins do Espaço Ó, junto à entrada da vila de Óbidos, fica situado o Pasto da Vila. A decoração rústica lembra uma taberna do início do século passado e o cheiro a pão cozido no forno a lenha atesta que os alimentos são ali confeccionados e de forma caseira.
O espaço abriu a 23 de Fevereiro e é explorado por Miguel Sousa, juntamente com os pais e irmãs. A família já se dedicava na Usseira ao fabrico artesanal e venda de queijo fresco e curado a partir de leite de cabra, e agora decidiu ampliar o negócio à gastronomia. No Pasto da Vila os clientes podem saborear os queijos, mas também chouriço assado e outros petiscos como moelas, tapas e bifanas. Há também pão simples com chouriço e com torresmos, sopas e alguns pratos especiais, como o cabrito à Pasto da Vila, as queixadas à D. Lurdes (em homenagem à cozinheira que as confecciona) e o bacalhau assado com batata a murro.
Entre segunda e sexta-feira há um menu diário, à hora de almoço, que inclui sopa, bifana, bebida, café e sobremesa, por 7,50 euros.
O espaço é arrendado e foi feito um investimento inicial na ordem dos 20 mil euros para o tornar numa taberna antiga. Miguel Sousa considera que o negócio tem corrido bem, até porque abriram ao mesmo tempo que começou o Festival de Chocolate e Óbidos tem tido muitos visitantes. “No fim-de-semana em que abrimos tivemos filas de pessoas para comprar pão com chouriço”, recorda o proprietário, destacando que se trata de um sítio com muito potencial.
Miguel Sousa realçou que tiveram apenas uma semana para pôr o espaço a funcionar e que isso só foi possível devido ao esforço da equipa que trabalha consigo.
A taberna Pasto da Vila está aberta diariamente. Entre segunda e quinta-feira funciona entre as 10h00 e as 19h00 e de sexta-feira a domingo está aberta entre as 10h00 e as 24h00. A capacidade é de 45 pessoas no interior mais a zona de esplanada.

- publicidade -