Região de Vinhos de Lisboa afirma-se em quantidade e qualidade

0
679
As provas de vinho decorreram no Teatro Eduardo Brazão
- publicidade -

A Região de Vinhos de Lisboa – na qual estão integrados os vinhos produzidos no Oeste – é a segunda do país em produção e a terceira em volume de vendas de vinhos certificados. Os dados foram revelados por Carlos João Pereira da Fonseca, representante da Comissão Vitivinícola da Região da Lisboa, na gala do Festival do Vinho do Bombarral, que decorreu no Sanguinhal, e durante a qual se entregaram os prémios aos vinhos vencedores do concurso deste ano.
O também empresário (é responsável pela Companhia Agrícola do Sanguinhal), disse que a produção de vinhos da região Lisboa tem crescido 20% ao ano e que esta é também já a segunda maior região exportadora do país, a seguir aos vinhos do Porto e à frente dos do Alentejo.
Mas a par da quantidade, é relevante o facto de as vendas de vinhos certificados terem vindo a subir, o que demonstra a qualidade do produto desta região.
Também de qualidade falou o enólogo José António Fonseca quando apresentou os vinhos premiados do Festival do Vinho deste ano e referiu que as 51 marcas a concurso obtiveram todas pontuações não inferiores a 80 pontos (numa escala de zero a 100) e que todos os premiados tiveram mais de 85 pontos.
Os 26 vinhos brancos e 35 tintos que participaram no concurso foram avaliados por uma equipa de 12 provadores e a sua classificação obedeceu às normas da União Internacional dos Enólogos.

ADEGA DA LABRUGEIRA COM 4 PRÉMIOS

Entre os produtores, destacou-se a Adega Cooperativa da Labrugeira que arrebatou os primeiros prémios Tinto DOP, Branco IG, Tinto IG e o segundo prémio em Tinto IG.
Ricardo Fernandes, presidente da Câmara do Bombarral, recordou que o Festival do Vinho deste ano homenageou o empresário Abel Pereira da Fonseca e revelou que este foi presidente da mesma autarquia entre 1945 e 1950.
Referindo-se à importância deste certame (que se realiza em simultâneo com o da Pêra Rocha) e que pretende que seja “uma referência nacional”, o autarca lembrou as palavras do ministro da Agricultura, Capoulas dos Santos, na sua inauguração, referindo-se ao Oeste como um exemplo de dinamismo no sector agrícola nacional.
A gala do Festival do Vinho realizou-se no Salão de Eventos do Sanguinhal, num ambiente informal, e contou com 80 convidados que resistiram bem a um serviço excessivamente moroso e a uma inoportuna falha da luz eléctrica já no final do jantar. Os vinhos que acompanharam a refeição foram, naturalmente, os premiados, distribuídas aleatoriamente pelas mesas.

- publicidade -