Retenção de colaboradores – Uma estratégia

0
30

Cristiana Gomes
HR Consultant

Nos dias que correm é cada vez mais complicado encontrar profissionais para trabalhar, existe uma escassez de trabalhadores, e manter as pessoas nas empresas é um dos maiores desafios para as empresas. A solução passar por ter foco na contratação, mas essencialmente na retenção.
Para enfrentar este desafio é importante definir estratégias para reter os trabalhadores que já temos nas empresas, isto é, ser capaz de manter as pessoas por mais tempo nas empresas impedir que se vão embora. Mas como fazemos isto?
Passa por criar ações que mantenham os trabalhadores motivados. A maioria das pessoas passam cerca de 40 horas semanais no seu local de trabalho, então, é fundamental que se sintam bem nele, com a finalidade de se manterem e não sentirem necessidade de mudar.
Sabemos que o retorno financeiro é um dos benefícios que os trabalhadores mais valorizam, no entanto, atualmente não é só nesse aspeto que se prendem, cada vez mais valorizam fatores como o bem-estar, o crescimento e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. É fundamental fazer com que estes trabalhadores se sintam comprometidos com a empresa e que queiram crescer com a mesma, o tão chamado “vestir camisola”.
O Employer branding, consiste numa estratégia com medidas e práticas que têm como objetivo manter uma imagem positiva da empresa como local de trabalho, com a finalidade de reter os profissionais que nela trabalham.
Quando os trabalhadores se sentem felizes e valorizados no local de trabalho, produzem mais e com mais qualidade, ficam por mais tempo nas empresas e acabam por transmitir uma boa imagem da mesma para fora. Ao passar essa imagem positiva, estão a tornar a empresa mais atrativa. (Exemplo: As pessoas A, B e C, trabalham há tantos anos na mesma empresa, é porque deve ter algo bom).
Assim, o Employer branding é uma excelente estratégia em todos os aspetos, é essencial para reter os trabalhadores que já tem, mas também, ajuda a atrair novos profissionais e além disso, a boa imagem da empresa certamente irá alcançar mais clientes.