Abriu no dia 15 de Dezembro, no nº 26 da Rua Cardeal Alpedrinha (bairro dos Arneiros), o Royal Caffé. O estabelecimento, decorado com apontamentos em madeira e mobiliário moderno em tons branco, laranja e vermelho, foi pensado para agradar a todas as idades. Existem diferentes espaços – desde as tradicionais mesas viradas para a janela, aos balcões mais altos e também um canto de jogos, onde foi montada uma máquina de setas. “Queremos que aqui tanto os jovens se sintam bem como as pessoas mais velhas do bairro”, disse Carla Morais, proprietária de 43 anos.
A oportunidade de abrir o café surgiu de um contratempo em 2016, quando Carla Morais ficou desempregada no início do ano, após trabalhar nove anos na peixaria do E.Leclerc. A responsável ainda chegou a trabalhar três meses numa fábrica de peixe em Peniche mas, incentivada pelo marido, achou que era altura de criar o seu próprio emprego, “até porque já estou numa idade em que é mais difícil contratarem-me”. Para isso, recorreu ao programa de incentivos do IEFP e investiu 2500 euros para abrir o seu estabelecimento, cujo espaço já havia sido anteriormente um café e, por isso, encontrava-se perfeitamente adaptado quando o alugou. De momento, Carla Morais é a única funcionária do Royal Caffé.
Apesar de nunca ter trabalhado num café, a proprietária sempre esteve ligada ao atendimento ao público. “O que quero dar aos clientes é a minha simpatia, um espaço de qualidade e com bom ambiente”, afirma, acrescentando que teve que lidar pela primeira vez com fornecedores, mas que não sentiu qualquer dificuldade nos procedimentos.
O Royal Caffé abre de segunda-feira a sábado, das 07h00 às 19h00, e à hora de almoço serve menus económicos com cachorros, bifanas e hambúrgueres.































