Sabores d’Itália recebe um “Sol” pelo segundo ano consecutivo

0
1493

IMG_5592O restaurante Sabores d’Itália, aberto nas Caldas há 20 anos, recebeu um “Sol” pelo segundo ano consecutivo no guia ibérico de comida e dormida da gasolineira espanhola Repsol. Este foi o único restaurante do distrito de Leiria que mereceu este galardão.
No referido guia, um “Sol” corresponde a um restaurante com uma “cozinha de grande qualidade e variedade suficiente”.
Na Península Ibérica existem 47 restaurantes portugueses e 304 espanhóis com um “Sol” . Com dois “sóis” são apenas 140 (dos quais 14 em Portugal) e com três há 42 estabelecimentos (dos quais cinco são portugueses).
Para Norberto Marcelino, proprietário do restaurante Sabores d’Itália, estar presente neste roteiro é o “reconhecimento do valor da gastronomia aqui praticada”, sendo ainda um estímulo positivo para quem ali trabalha. “É motivante para toda a equipa”, referiu.
Para além do lado gastronómico, o segredo do sucesso tem passado por “manter uma linha”, conforme nos contou este empresário. Isto independentemente das adversidades. Por exemplo, em 2011, devido ao aumento do IVA e ao corte nos subsídios na Administração Pública – que baixou o poder de compra dos portugueses – o sector da restauração sofreu um forte abalo. “Apesar do tsunami que foi o rombo de 35% de há três anos, temos vindo a recuperar”, disse.
Nesse sentido, Norberto Marcelino começou a fazer uma ementa fixa para os almoços, com preço definido e com tudo incluído, mas apenas durante a semana. “É uma forma de procurar novos públicos-alvo e de rentabilizar o espaço”, explicou.
Mas o que tem, também, contribuído para o sucesso deste restaurante é o facto de cada vez existirem mais estrangeiros a viver na região (com reformas que lhes dão um poder de compra mais alto que o dos portugueses). Os campos de golf das redondezas, o Hotel Sana e, indiscutivelmente, as recomendações do Trip Advisor (um sítio na Internet que congrega informações de restauração e hotelaria) contribuem também de forma decisiva para trazer muitos turistas a este restaurante.
Para além disso, é um estabelecimento que é recomendado no guia Michelin e em vários roteiros turísticos, um pouco por todo o mundo.