Seat Ibiza com versões para todos os gostos

0
488
O Seat Ibiza oferece versões desde o ‘low cost’ ao desportivo

A Seat lançou recentemente uma nova versão do Ibiza. As grandes novidades são a nova configuração da secção dianteira, com capot, faróis, grelha e para-choques redesenhados, e um novo motor a gasolina 1.2 TSI de 105 cv, com um consumo médio de 5,1 l/100 km e emissões de CO2 de 119 g/km.
A versão de entrada, a Reference, com o motor 1.2 de três cilindros a gasolina de 70 cavalos tem um preço de entrada nos 14.400 euros é um automóvel adequado à utilização no dia-a-dia. Bem construído, ergonómico, espaçoso, quer para os passageiros, quer na capacidade de carga, 284 litros na versão três portas, 292 na versão 5 portas.
Tem uma boa condução, embora não se possa exigir em demasia do motor, construído sobretudo a pensar numa utilização mais económica. E ainda uma extensa lista de equipamento de segurança que incluiu sistema de controlo de estabilidade. Por mais 700 euros pode obter a versão Fresc, que inclui ar condicionado, rádio com comandos no volante, jantes de liga leve e espelhos retrovisores eléctricos.
Mas também há escolha para quem quer mais do seu automóvel. A lista de equipamento de conforto sobe consoante as versões e os preços, assim como a potência dos motores disponíveis, que vão até os 150 cavalos do bloco 1.4 TSI a gasolina, ou aos 143 da versão diesel mais musculada, a 2.0 TDI. Motores presentes apenas nas versões de topo, FR, com preços de 20.800 e 24.600 euros, respectivamente.
Para além de maior potência nos motores, esta é a versão mais equipada e tem um desenho ainda mais desportivo.
Destaque ainda para a versão “verde”, E-Ecomotive, que anunciam emissões de apenas 89 g/km e um consumo de apenas 3,4 litros/100 kmcom o motor E-Ecomotive 1.2 TDI de 75 cavalos, equipado com função Start & Stop e um inovador sistema de recuperação de energia de travagem. Está disponível a partir de 17.800 euros.
Entre os motores, destaque ainda para a introdução do 1.2 TSI de 105 cavalos, disponível apenas a partir da versão Style por 17.300 euros, acrescentando dinâmica ao conjunto sem comprometer muito o preço e com benefício ao nível dos consumos e das emissões.

Joel Ribeiro
jribeiro@gazetadascaldas.pt