Sentidos Dinâmicos aposta na formação para empresários e desempregados

0
953
- publicidade -
Sobreiro Duarte, ao centro, e os colaboradores Noel Vinagre e Vanessa Pedro

A empresa caldense Sentidos Dinâmicos, de Sobreiro Duarte, obteve recentemente a certificação da Direcção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), que lhe permitiu estender a acção na formação para a área do desenvolvimento pessoal, segurança, saúde e higiene no trabalho e formação de formadores. Numa altura de crise, a empresa caldense vai apostar em workshops para empresários e desempregados.
A certificação pela DGERT “é um passo importante para atingirmos novas áreas”, referiu Sobreiro Duarte em conferência de imprensa, que quer que a empresa tenha neste ramo o mesmo sucesso que já tem na formação e certificação de motoristas de transportes colectivos e de mercadorias, onde já opera há dois anos.
A empresa espera obter também em breve certificação para dar formação a condutores de veículos de transporte de mercadorias perigosas, um processo “que está muito bem encaminhado”, adiantou o empresário.
O alargamento das áreas de formação é encarado pela Sentidos Dinâmicos como meio de combate à crise. “Sentimos que há dificuldades, mas temos armas para as combater, queremos ser uma referência nestas novas áreas porque já somos nas outras”, acrescentou o responsável pela empresa.Em época de crise, esta empresa está pronta a iniciar acções de formação específicas para empresários, chefias e também para desempregados. Caldas a Rainha e Matosinhos (onde a Sentidos Dinâmicos possui uma das 30 parcerias espalhadas pelo país) são os localidades onde os processos estão mais adiantados, mas a intenção é levar estas acções a áreas mais alargadas.
As acções destinadas às empresas terão como principal objectivo ajudar a rentabilizar os recursos internos, “que muitas vezes são subestimadas pelos empresários”, Noel Vinagre, técnico da empresa, que quer potenciar a criação de sinergias e apontar casos de sucesso que sirvam como estímulo para as pessoas.
Os workshops para desempregados serão “muito focados na motivação e na ajuda à definição de competências e para onde as pessoas se devem direccionar”, acrescentou Noel Vinagre. Estes cursos serão articulados com os centros de emprego e vão ter públicos o mais uniformizados possível “para que mais facilmente se atinjam os objectivos”, explicou o responsável por este projecto.
A Sentidos Dinâmicos começou numa garagem na Rua Dr. Asdrúbal Calisto e tem-se expandido rapidamente, trabalhando em parceira com 30 centros de formação espalhados por todo o país, incluindo a ilha da Madeira, contando ainda com uma equipa externa de 90 formadores. Para além das parcerias, conta também com mais dois espaços próprios, um na Rua dos Amigos do Huambo nas Caldas da Rainha e outro em A-da-Gorda, Óbidos, inaugurado no início do mês. A actividade do ano passado gerou um volume de negócios a rondar um milhão de euros.

Joel Ribeiro
jribeiro@gazetadascaldas.pt

- publicidade -