Cerca de 60 crianças do Jardim-de-infância do Centro Social e Paroquial do Bombarral experimentaram ser guardas por um dia, a 15 de Março, numa operação Stop muito especial organizada pela GNR.
A praça do Município do Bombarral foi o palco desta acção, em que os mais novos tiveram a missão de sensibilizar os automobilistas para a importância do cumprimento das regras de trânsito.
A iniciativa foi acompanhada pelos militares do posto do Bombarral da GNR, do vice-presidente da Câmara, Nuno Mota da Silva (responsável pelo pelouro do Trânsito) e pelo alferes Pedro Videira, coordenador da secção de Programas Especiais do Destacamento de Caldas da Rainha da GNR.
A acção iniciou-se com uma pequena palestra que teve como objectivo explicar às crianças os cuidados que estas devem ter na estrada e instrui-las sobre o que deviam dizer aos condutores.
Já no terreno, e depois de se “equiparem” com o colete e o chapéu da GNR, as crianças tiveram a tarefa de abordar os automobilistas, sensibilizando-os para a importância de respeitarem os sinais de trânsito, de não circularem em excesso de velocidade, de não falarem ao telefone durante a condução, assim como de não ingerirem bebidas alcoólicas antes de conduzir. “Quando as crianças chegarem a casa irão com certeza transmitir aos pais a ação que estiveram a desenvolver, o que acabará por sensibilizar os próprios progenitores para esta temática”, sublinhou Pedro Videira.
Uma actividade como esta é importante para que as pessoas percebam que “a GNR não tem apenas uma intervenção coerciva, também desenvolve muitas acções educativas e de prevenção, mas estas, por vezes, não são tão visíveis”.
O dia terminou na pista infantil da Junta de Freguesia do Bombarral, onde as crianças puderam dar uma volta de triciclo, colocando em prática aquilo que aprenderam ao longo da manhã.
P.A.