Três mil cartões-de-visita trocados entre empresários das Caldas

0
604
- publicidade -
A primeira reunião oficial do grupo BNI Power contou com a presença de 130 empresários

Centro e trinta empresários participaram na reunião inaugural do primeiro grupo nas Caldas da Rainha do BNI Internacional, que teve lugar ao princípio da manhã de 6 de Janeiro no hotel Caldas Internacional.
Deste grupo local do BNI Internacional, uma rede de networking internacional de negócios, fazem parte 21 empresas dos mais diversos sectores.
Para a primeira reunião oficial foram convidadas empresas da região de actividades que não constavam no grupo.
Segundo Armando Fernandes, consultor de negócios, a reunião foi “um enorme sucesso” tendo em conta a grande adesão. “Tivemos a oportunidade de dar a conhecer à comunidade empresarial das Caldas o BNI e a forma estruturada com que se consegue promover negócios”, comentou.
Entre os 130 empresários presentes foram trocados cerca de 3000 cartões-de-visita. “Houve algumas pessoas que, num curto espaço de tempo, trocaram mais de 40 cartões”, revelou o empresário. “Mas mais importante do que isso, foram os contactos estabelecidos antes e depois da sessão de lançamento”, disse.
Entre os elementos do grupo, ou através de referências dos empresários participantes, também já tinham sido feitos negócios durante as reuniões de preparação, que foram revelados neste encontro.
Armando Fernandes possibilitou ao seu colega de grupo Eduardo Lourenço, da Audugraf, a indicação do nome do gerente de uma livraria e editora para a impressão de sacos de papel personalizados.
Ricardo Cardoso, da Impacto Wave, contratou à empresa Plano NX, de Eduardo Gomes, a climatização do  espaço da sua empresa.
Durante a reunião foi ainda feito um agradecimento pela realização de um negócio entre Luis Leonor, da Metagrama, e Mapril Lino, da Epicentro.
No dia 6 de Janeiro os 21 membros do BNI caldense apresentaram – em períodos de apenas 60 segundos – as suas empresas e indicaram que clientes procuravam. “Aqueles que foram mais específicos, conseguiram obter facilmente referenciação”, comentou Armando Fernandes.
Por exemplo, um dos empresários presentes, Luís Leonor, pediu ajuda para obter um contacto e de imediato obteve-o, tendo até conseguido que duas pessoas se disponibilizassem a ajudar a estabelecer uma ligação.
Os empresários presentes que não fazem parte do grupo puderam também apresentar as suas empresas, mas cada um teve apenas sete segundos para o fazer.
A dinâmica criada foi de tal forma que ficaram marcadas entrevistas com empresários interessados em conhecer o BNI Power nas Caldas.
“Como não pode haver mais do que uma empresa por actividade num grupo, e já há empresas interessadas em entrar para o BNI, há condições para que dentro de alguns meses se possa criar outro grupo nas Caldas da Rainha”, considera Armando Fernandes.
Entretanto há outros grupos em formação na Marinha Grande e em Torres Vedras.
A maior parte dos grupos reúne todas as semanas, a partir das 6h45, durante um período de duas horas, em ambiente estruturado para passar referências, descobrir novas ferramentas, estratégias e ideias para o desenvolvimento do negócio de cada empresário.
A hora de início destas reuniões, que é igual em quase todos os grupos do mundo, é uma das características peculiares desta forma de fazer negócios.
Criada nos Estados Unidos, a BNI Internacional está presente em 44 países e tem mais de 112 mil membros. Em Portugal existem cerca de 20 grupos do BNI, um deles em Leiria com 25 pessoas. Estima-se que esta rede nacional já gerou mais de 15 milhões de euros em negócios dos seus membros.
Os grupos são constituídos segundo as regras do BNI, mas têm autonomia local. Para participar, os empresários pagam uma jóia de inscrição de 100 euros e uma quota de 500 euros anuais, que servem para pagar os custos de manutenção da estrutura e de um sítio na Internet.

Elementos do BNI Power Caldas

Presidente: Miguel Magalhães (Windowgarden)
Vice Presidente e coordenador de membros: Luis Leonor (Metagrama)
Secretário / tesoureiro: Mapril Lino (AEL Soluções)
Coordenador de anfitriões: Cliford Brendan (Porta Aberta)
Coordenador de eventos: Joaquim Couto (J.Couto Imobiliária)
Coordenador de educação: Armando Fernandes (consultor de negócios)
Restantes membros: Anabela Barosa (MCS, Lda), Carlos Paixão (Paixão Seguros), David Santos (ESLAM, SA), Eduardo Gomes (Plano Nx – Importação e Exportação Lda), Eduardo Lourenço  (Audugraf – Publicidades Gráficas Lda), José Santos (INOVADO), Leonel Cordeiro (Cordeuropa), Maria Nobre (Maria Home – Interiors & Design), Paulo Gomes(DIGIT – XEROX), Paulo Silva  (Portas Rainha), Pedro Maia  (BdC iD – identidade, design & impressão digital), Nuno Santos (Exaclean) e Ricardo Cardoso (Impactwave, Lda).

Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt

- publicidade -