
No passado sábado a Quinta das Cerejeiras, no Bombarral, recebeu mais de uma dezena de comensais
Um almoço na antiga casa de Abel Pereira da Fonseca, na sala de jantar do próprio, a degustar pratos cozinhados pelo chef Manel Perestrelo, acompanhados pelo vinho que celebra a vida e obra de uma das grandes personalidades do mundo vínico nacional, foi a proposta para o passado sábado, 15 de janeiro. O repasto assinalava o dia de Reis e contou com a presença de mais de uma dezena de comensais.
O edifício foi mandado construir há praticamente um século por Abel Pereira da Fonseca quando veio trabalhar para esta região, tendo encomendado o projeto a Norte Júnior. “A casa suscita bastante curiosidade, porque é muito bonita e temos vindo a recuperá-la”, contou Ana Reis, responsável de enoturismo da Quinta do Sanguinhal. Os eventos são também uma forma de encontrar financiamento para manter e recuperar o património.
Esta experiência enogastronómica iniciou-se com um couvert com pão artesanal e manteiga com flor de sal e mousse de milho, seguida de umas pataniscas de polvo com aioli e cebolinho. Seguiu-se um carpaccio de peru, com arroz árabe amanteigado e dois crocantes de cerveja.
O prato de peixe foi um bacalhau confitado a baixa temperatura, com ovo e broa crocante, regado com azeite de coentros. A sobremesa foi um bolo Rainha com creme de pasteleiro caramelizado e pinhões tostados. A acompanhar abriu o APF Grande Escolha, mas também um colheita tardia e uma Aguardente Velha Quinta das Cerejeiras de 1982.
“O grande desafio foi confecionar a comida numa cozinha com cem anos”, fez notar o chef.
Este conceito de restaurante pop-
up, que se iniciou com a comemoração do dia de São Martinho, é para manter. O próximo será já no dia de S. Valentim. O repasto foi animado pela música do duo Hannah & Louie.
Em 2021 a Companhia Agrícola do Sanguinhal (que inclui as três quintas: do Sanguinhal, das Cerejeiras e de São Francisco) organizou um mercado de Natal na Quinta das Cerejeiras, uma ideia que se irá replicar e estender no novo ano, com dois mercados, criando também um no Verão.
“A cada mês vai acontecer uma iniciativa, por exemplo, a 3 de abril vamos organizar um wine trail com dois percursos, de 10 e 25 quilómetros, que junta dois municípios – Bombarral e Cadaval – e que une as três quintas”, revelou Ana Reis, contando também que tem a decorrer uma candidatura para tornar a loja numa loja histórica. ■